O humanismo negro, sua cultura e o carnaval

Autores

  • Ivan Cotrim Centro Universitário Fundação Santo André

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.175022

Palavras-chave:

Negro, Humanismo, Generidade, Musicalidade, Carnaval

Resumo

Focamos neste artigo a produção artística musical negra, resgatando momentos de erudição musical negra, no Brasil escravista, e destacando o samba e o carnaval, como centro de criação e produção negra a partir do período republicano. Pretendemos demonstrar o potencial artístico, intelectual negro, sua generidade humana, expressos na sua capacitação e produção, que elevou uma simples festividade carnavalesca ao reconhecimento internacional do país por meio desse evento.

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Biografia do Autor

  • Ivan Cotrim, Centro Universitário Fundação Santo André

    Professor aposentado do CUFSA, e da UPM. Graduado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo em Sociologia e Política. Mestre  pela UNICAMP em Ciências Políticas. Doutor pela PUC-SP em Ciências Sociais e Pós-Doutorado pela USP em História Econômica.

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Publicado

2020-12-12

Como Citar

Cotrim, I. (2020). O humanismo negro, sua cultura e o carnaval. Revista Extraprensa, 14(1), 212-230. https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.175022