Afrofolias: notas sobre a presença negra no carnaval de Salvador

Autores

  • Paulo Miguez Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.175297

Palavras-chave:

Carnaval, Afrocarnavalesco, Afoxé, Bloco afro, Trio elétrico

Resumo

As culturas africanas tiveram papel absolutamente significativo na consolidação e desenvolvimento de muitos carnavais brasileiros. É o caso, particularmente, do carnaval baiano, impensável fora dos vistosos marcos das matrizes afroculturais que, ao longo do tempo, foram agregando vida, cor e ritmo aos festejos, inclusive do ponto de vista do atual mercado da festa, que tem, na exploração destes marcos, um capital simbólico-cultural de grande valor. Todavia, tal presença se impôs, e se impõe, em meio às muitas disputas e enfrentamentos travados pelas organizações afrocarnavalescas baianas com as práticas festivas das elites, largamente preconceituosas e discriminatórias.

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Biografia do Autor

  • Paulo Miguez, Universidade Federal da Bahia

    Vice-Reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduado em Ciências Econômicas pela UFBA; mestre em Adminisração e doutor em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela UFBA; professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA. Áreas de interesse: estudos socioeconômicos da cultura; políticas culturais; estudos da festa com ênfase no carnaval.

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Publicado

2020-12-12

Como Citar

Miguez, P. (2020). Afrofolias: notas sobre a presença negra no carnaval de Salvador. Revista Extraprensa, 14(1), 133-147. https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.175297