Orfeu no Carnaval: ensaio sobre as adaptações da peça Orfeu da Conceição

Autores

  • Rogério de Almeida Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.173549

Palavras-chave:

Cinema, Imaginário, Mitologia, Carnaval, Orfeu

Resumo

O objetivo deste artigo é estudar a representação do carnaval em dois filmes: Orfeu do Carnaval (1959) e Orfeu (1999), respectivamente dirigidos por Marcel Camus e Cacá Diegues, ambos concebidos a partir da peça de teatro Orfeu da Conceição (1956), escrita por Vinicius de Moraes. A metodologia pauta-se na antropologia do imaginário e busca as raízes da representação do carnaval nos mitos gregos de Orfeu, Apolo e Dioniso. O estudo comparado dessas obras cinematográficas mostra que, com a perda da carga simbólica dos mitos e a ascensão dos interesses mercantis, o carnaval torna-se simulação de uma festa que, em suas origens, era vivida com exuberância apolínea e como afirmação trágica da vida.

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Biografia do Autor

  • Rogério de Almeida, Universidade de São Paulo

    Professor associado da Faculdade de Educação da USP (FEUSP), coordenador do Lab_Arte (Laboratório Experimental de Arte, Educação e Cultura) e editor da revista Educação e Pesquisa, da FEUSP.

Referências

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Filmografia

HARDCORE: No submundo do sexo. Diretor: Paul Schrader. Los Angeles: Columbia Pictures, 1979. 108 min.

LADRÕES de Bicicleta. Diretor: Vittorio De Sica. Itália: Produzioni De Sica, 1948. 89 min.

ORFEU do carnaval. Diretor: Marcel Camus. Brasil, França, Itália: Dispat Films; Gemma; Tupan Filmes, 1959. 100 min.

ORFEU. Diretor: Cacá Diegues. Rio de Janeiro: Globo Filmes, 1999. 110 min.

ORFEU. Diretor: Jean Cocteau. Paris: Films du Palais, 1950. 95 min.

VIDAS em Fuga. Diretor: Sidney Lumet. New York: Pennebaker Productions, 1959. 119 min.

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Publicado

2020-12-12

Como Citar

Orfeu no Carnaval: ensaio sobre as adaptações da peça Orfeu da Conceição. (2020). Revista Extraprensa, 14(1), 353-370. https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.173549