Escolas de samba: comunicação e pedagogia a resistência do quilombismo

Autores

  • Celso Luiz Prudente Universidade Federal do Mato Grosso
  • Haroldo Costa Teatro Experimental do Negro

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.174392

Palavras-chave:

Carnaval, Escola de samba, Samba enredo, Africnidade, Baianas

Resumo

O samba no Rio de Janeiro é resultado da organização social dos migrantes nordestinos, fugidos da perseguição a Canudos, no interior da Bahia, que formaram a primeira favela carioca. Constituíram um lumpesinato negro que influenciou a formação do nomo carioca, fundamental para a distinção do “charme” da cidade no turismo, que encontrou na escola de samba sua centralidade. O nascimento negro do carnaval no Egito foi a homenagem à deusa Ísis e ao boi Ápis, consagrados no agradecimento às colheitas abundantes desse grupo sedentário no vale do Rio Nilo, que formou a primeira civilização. Originário no ticumbi e sendo um fenômeno negro, a escola de samba se tornou o paradigma das relações carnavalescas e foi à síntese da africanidade gregária das manifestações culturais do negro e da miscigenação ibero-ásio-afro-ameríndia. Concluímos que o samba-enredo é a oralidade do griot, depositário da cultura da comunidade e o principal veículo de comunicação pedagógica da axiologia dos marginalizados da escola de samba.

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Biografia do Autor

  • Celso Luiz Prudente, Universidade Federal do Mato Grosso

    Doutor em Cultura pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FEDUSP), possui pós-doutorado em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp e é professor associado da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Antropólogo, cineasta, curador da Mostra Internacional do Cinema Negro e Pesquisador do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC), da ECA/USP.

  • Haroldo Costa, Teatro Experimental do Negro

    Jornalista, escritor, ator e cineasta. Primeiro negro a ser protagonista como ator no Theatro Municipal do Rio de Janeiro pelo TEN (Teatro Experimental do Negro). Foi responsável pela histórica parceria musical entre Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Autor do livro 100 anos de Carnaval no Rio de Janeiro (2000), entre outros, e diretor do filme Pista de grama (1958).

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Publicado

2020-12-12

Como Citar

Prudente, C. L., & Costa, H. (2020). Escolas de samba: comunicação e pedagogia a resistência do quilombismo. Revista Extraprensa, 14(1), 274-294. https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.174392