A cultura como valor na imagem de lugares: a influência cultural do Brasil

Autores

  • Ernani Coelho Neto Universidade Federal da Bahia
  • Fernando Antônio de Melo Pereira Lhamas Universidade Federal da Bahia
  • Fábio Almeida Ferreira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2021.186614

Palavras-chave:

Influência cultural, Imagem de lugar, Imagem cultural

Resumo

Este artigo visa posicionar o Brasil do ponto de vista de sua influência cultural. Para tanto, utilizamos dados de estudo viabilizados pela parceria entre o BAV Group, a Wharton School da Universidade da Pensilvânia e o U.S. News & World Report. A partir desses dados, procedeu-se com uma análise de cluster que colocou a influência cultural do Brasil em perspectiva e em relação aos países do estudo original, ao cluster a que o Brasil pertence e à América do Sul, destacando os elementos em que o país teve melhor ou pior desempenho. Os resultados foram confrontados com alguns dos conceitos discutidos na revisão de literatura, que focou nas discussões sobre as imagens de lugar e de cultura como valores, isto é, meios de exploração da conexão entre as conclusões e as possibilidades de desenvolvimento para o Brasil.

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Biografia do Autor

  • Ernani Coelho Neto, Universidade Federal da Bahia

    Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Professor Associado da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Gestão Social, Pesquisador do Centro Interdisciplinar em Desenvolvimento e Gestão Social e do Observatório da Economia Criativa - Bahia.

  • Fernando Antônio de Melo Pereira Lhamas, Universidade Federal da Bahia

    Doutor em Administração, Professor Adjunto da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia e Pesquisador do Centro Interdisciplinar em Desenvolvimento e Gestão Social.

  • Fábio Almeida Ferreira, Universidade Federal da Bahia

    PhD in Media Studies, Professor Associado da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia e Pesquisador e professor do Centro Interdisciplinar em Desenvolvimento e Gestão Social.

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Publicado

2021-11-23

Edição

Seção

Dossiê: Gestão cultural para a próxima década

Como Citar

Coelho Neto, E., Lhamas, F. A. de M. P., & Ferreira, F. A. (2021). A cultura como valor na imagem de lugares: a influência cultural do Brasil. Revista Extraprensa, 14(2), 228-246. https://doi.org/10.11606/extraprensa2021.186614