Possibilidades com o processo criativo nas escolas de dança

Autores

  • Cristiano Max Pereira Pinheiro Universidade Feevale
  • Ilaine Maria Henz Universidade Feevale
  • Lenice Eli Lunkes Scarpato Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2021.187616

Palavras-chave:

Dança, Economia criativa, Processo criativo, Produção cultural

Resumo

A pandemia impactou os setores culturais, tornando importante rever estratégias da gestão cultural nos negócios. A arte vem sendo vista como produção simbólica de válvula de segurança psicológica e, neste estudo, optou-se pelo setor da dança como foco. O objetivo do artigo é compreender como escolas de dança, enquanto produção cultural, atualizam suas práticas e fazeres em conjunto com alunos/professores. Optou-se pela coleta de dados de alunos e professores de uma escola de dança no Rio Grande do Sul por meio de entrevistas. Estas foram submetidas à análise textual discursiva, criando categorias atravessadas pela fundamentação teórica em Indústria e Economia Criativa, Dança e Expressão Cultural. Como resultado, destaca-se que as escolas possuem uma diversidade de dinâmicas, sejam de ensino-aprendizagem ou de produção cultural/artística em prol de um modelo que realize tanto o caráter professor-aluno quanto a busca por uma colocação artística notável, tornando-se uma possibilidade de desenvolvimento de negócios pós-pandemia.

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Biografia do Autor

  • Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade Feevale

    Doutor em Comunicação Social (PUCRS); Coordenador do Laboratório de Criatividade e Professor do Mestrado em Indústria Criativa (Universidade Feevale).

  • Ilaine Maria Henz, Universidade Feevale

    Mestra em Indústria Criativa pela Universidade Feevale, pós graduada em Comportamento Organizacional e Liderança pela Universidade Feevale.

  • Lenice Eli Lunkes Scarpato, Universidade Feevale

    Mestra em Indústria Criativa pela Universidade Feevale.

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Publicado

2021-11-23

Edição

Seção

Dossiê: Gestão cultural para a próxima década

Como Citar

Possibilidades com o processo criativo nas escolas de dança. (2021). Revista Extraprensa, 14(2), 104-121. https://doi.org/10.11606/extraprensa2021.187616