Sobre a Revista

Foco e Escopo

Filosofia e História da Biologia é uma Revista USP com a parceria da Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB). Ela integra as publicações do Centro Interunidades de História da Ciência (CHC) da Universidade de São Paulo. 

O periódico Filosofia e História da Biologia se destina à publicação de artigos resultantes de pesquisas originais referentes à filosofia e/ou história da biologia e suas interfaces epistêmicas bem como o uso de história e filosofia da biologia na educação científica. Publica também resenhas de obras recentes, sobre esses temas. 

Somente textos inéditos (e que não estejam sendo submetidos para publicação em outro local) poderão ser submetidos para publicação em Filosofia e História da Biologia. Ao submeter o manuscrito, os autores assumem a responsabilidade de o trabalho não ter sido previamente publicado e nem estar sendo analisado por outra revista. Os artigos devem resultar de uma pesquisa original e devem representar uma contribuição efetiva para a área.

Você pode consultar todos os volumes publicados, do volume 1, de 2006, até agora, nesta página

 Conheça também o perfil da revista no  cademia.edu

 

Histórico da Fil. Hist. Biol.

Em 2006 foi iniciada a publicação de uma série de volumes contendo uma seleção de trabalhos apresentados nos Encontros de Filosofia e História da Biologia.

Dois anos depois, a Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB) tomou a decisão de transformar essa publicação em um periódico (inicialmente, anual),  com um corpo editorial permanente,  de  modo a  garantir a continuidade dessa iniciativa e ampliar o alcance da publicação. 

O novo periódico, que manteve o nome Filosofia e História da Biologia, foi registrado junto ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e recebeu o ISSN 1983-053X para sua publicação impressa

Em 2010 a publicação passou a ter periodicidade semestral, e adquiriu também uma versão eletrônica, aqui apresentada, com ISSN 2178-6224.

Em 2020 a revista passou a fazer parte do conjunto de publicações do Centro Interunidade de História da Ciência (CHC) da USP e a integrar o Portal de Revistas USP.

O periódico aceita manuscritos inéditos em português, espanhol ou inglês, publicando artigos resultantes de pesquisas originais referentes a filosofia e/ou história da biologia e suas interfaces epistêmicas, como história e filosofia da biologia e educação científica. 

Periodicidade

Filosofia e História da Biologia é uma publicação semestral, com publicações nos meses de Junho e Dezembro. O recebimento dos manuscritos segue fluxo contínuo.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Diante disso, a revista não cobra dos autores nenhuma taxa referente ao processo de submissão, avaliação, edição ou publicação.

Política sobre ética e antiplágio

Os(as) autores(as) devem garantir a originalidade dos textos enviados à revista. Após a submissão, a equipe editorial utiliza o uso de software para identificação de plágio.

Seguimos as diretrizes do Commmitee on Publications Ethics (COPE). E também: 

- Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) - Integridade e prevenção do Plágio

- Universidade de São Paulo (USP) - Guia de boas práticas científicas

Qualquer dúvida ou reclamação deve ser encaminhada ao e-mail de contato da revista para análise e retorno pelo Conselho Editorial. 

Declaração de Direito Autoral

Ao submeter trabalhos para publicação na Filosofia e História da Biologia, os autores aceitam os termos desta licença e concordam em ceder os direitos autorais para a publicação. Os autores também concordam com o compromisso da publicação em oferecer acesso aberto a todo o seu conteúdo.

A publicação adota a licença Creative Commons Non Commercial – Share Alike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0). Mais informações sobre a licença podem ser encontradas em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/

As informações e conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta responsabilidade de seus autores.

Política de preservação/arquivamento digital 

A Filosofia e História da Biologia  faz parte da PKP Preservation Network (PN), que utiliza o sistema LOCKSS para preservação digital do conteúdo da revista. Acesse:

https://www.revistas.usp.br/fhb/gateway/lockss