Cinema, doença infecciosa e teoria da evolução: uma estratégia possível ao Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-6224v16i1p29-57

Palavras-chave:

Filme como estratégia de ensino, Cólera, Teoria da Evolução

Resumo

Nosso objetivo é fomentar a articulação entre o ensino de doenças infectocontagiosas e de evolução, a partir do filme (como estratégia de ensino) “O despertar de uma paixão” (2006), que retrata uma epidemia de cólera na China. A metodologia envolveu uma abordagem qualitativa, de intervenção, com alunos de um curso técnico integrado ao Ensino Médio, de uma escola pública, em Petrópolis (RJ). Após responderem a um questionário inicial, eles assistiram ao referido filme e a trechos do documentário “A corrida das espécies”, que apresenta aspectos evolutivos de doenças. Depois, houve um debate e um estudo sobre possíveis relações entre Epidemiologia e Evolução. Por fim, aplicamos outro questionário para tentar reconhecer mudanças nas respostas. Os resultados indicam que certos conceitos evolutivos passaram a coexistir com conceitos prévios.

Biografia do Autor

Daniela Frey , Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Doutoranda em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

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Publicado

2021-07-23

Como Citar

FREY , D. .; WAIZBORT, R. Cinema, doença infecciosa e teoria da evolução: uma estratégia possível ao Ensino Médio. Filosofia e História da Biologia , [S. l.], v. 16, n. 1, p. 29-57, 2021. DOI: 10.11606/issn.2178-6224v16i1p29-57. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/fhb/article/view/fhb-v16-n1-02. Acesso em: 18 out. 2021.

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Artigos