Da Perfectibilité à Bildsamkeit. A ascendência rousseauniana da antropologia de Fichte

Autores

  • Marco Rampazzo Bazzan Universidade Federal do Espírito Santo
  • Matteo Vincenzo D'Alfonso Universitá degli Studi di Ferrara

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v25i2p13-32

Palavras-chave:

Fichte, Rousseau, perfectibilidade, antropologia, segunda natureza, Bildsamkeit

Resumo

Este artigo investiga como Fichte elabora sua antropologia em Jena com o intuito de resolver a questão levantada por Rousseau sobre a ambivalência do processo de civilização. A solução fichteana carateriza-se pela tentativa de conceber um equilíbrio dinâmico entre natureza e liberdade que se realizaria com a educação [Bildung] em vista de um progresso moral na esteira de Kant. Nesta perspectiva e com base no entendimento de Koselleck da Perfectibilidade, o artigo ilustra como as categorias das Pulsões e do Esforço permitem um avanço na concepção do homem como ser histórico, inaugurada por Rousseau no Segundo Discurso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Arco Júnior, M. (2019). A perfectibilidade segundo Rousseau. Cadernos de ética e filosofia política, 1(34), pp.132-142.

Balibar, E. (2011). Citoyen sujet et autres essais d’anthropologie philosophique. Paris: PUF.

Bazzan, M. R. (2017). Il prisma “Rousseau”. La genesi dello sguardo di Fichte sulla politica tra Staatsrecht e Rivoluzione francese. Milano: Franco Angeli.

Bazzan, M. R. (2019a). O ponto nodal Rousseau na visão política de Johann Gottlieb Fichte. Doispontos, 16(1), p. 24-39.

Bazzan, M. R. (2019b). Fichte y el ejercicio de la Ilustración en Berlín. Revista de Estud(i)os sobre Fichte [En línea],18. URL: http://journals.openedition.org/ref/981 [acesso em 28.07.2020].

Cesa, C. (2014). Verso l’eticità. De Pascale et al (ed.). Pisa: Edizioni della Normale.

Condillac, É. B. de. (1984) Traité de sensations. Paris: Fayard.

Cunha, J. G. (2017). Fichte leitor de Rousseau: crítica da civilização ou crítica da cultura?. Cadernos de filosofia alemã: crítica e modernidade, 22(3), pp.13-23.

D’Alfonso, M.V. (2005). Vom Wissen zur Weisheit. Fichtes Wissenschaftslehre 1811. Amsterdam/New York: Rodopi.

D’Alfonso, M.V. (2009). “Der Trieb des Seins in der Wissenschaftslehre 1804”. In: Goddard, J.-C. et Schnell, A. (éd.). L’être et le phénomène – Sein und Erscheinung. J. G. Fichte Wissenschaftslehre (1804). Paris : Vrin, p. 185-192.

D’Alfonso, M.V. (2017). “Fichte und Schelling über das radikale Böse“. In: Grohmann, T. et al. Fichte und Schelling: der Idealismus in Diskussion. Toulouse: EuroPhilosophie Editions, 2017.

Url: https://books.openedition.org/europhilosophie/519 [acesso em 28.07.2020].

D’Assunçao, J. (2016). Koselleck, a história dos conceitos e as temporalidades. Araucaria. Revista Iberoamericana de Filosofía, Política y Humanidades, 35, p. 41-53.

De Pascale, C. (2005), Vivere in società, agire nella storia. Libertà, diritto, storia in Fichte. Milano: Guerini e Associati.

Fichte, J.G. (1962). Zufällige Gedanken einer schlaflosen Nacht, 1780. In: Fichte, J.G. Gesamtausgabe der Bayerischen Akademie der Wissenschaften (=GA). Stuttgart-Bad Canstatt: Frommann Holzboog, [1962-2012] (=GA). Bd. II, 1, p. 104-109.

Fichte, J.G. (1971a). Practische Philosophie, 1793. In: GA II,3.

Fichte, J.G. (1971b). Ueber Geist, u. Buchstaben in der Philosophie, 1795. In: GA II,3.

Fichte, J.G. (1971c). Grundlage des Naturrechts nach den Principien der Wissenschaftslehre, 1796-1797. In: Sämtliche Werke Bd. III. Berlin: De Gruyter.

Fichte, J.G. (1977). Das System der Sittenlehre, 1798. In: GA I,5.

Fichte, J.G. (2002). Rechtslehre, 1812. In: GA II,13.

Fonnesu, L. (1997). Die Aufhebung des Staates bei Fichte. Fichte-Studien v. 11, 1997, p. 95–96.

Fonnesu, L. (2011). Per una moralità concreta. Bologna: Il Mulino.

Furia, A. (2011). “«Droit de l’homme» e «droits du citoyen»: alle origini di un paradosso”. In: Bolognesi, D. & Mattarelli, S. (ed.). L’illuminismo e i suoi critici. Milano: Franco Angeli, p. 109-144.

Goldschmidt, V. (1983) Anthropologie et politique: les principes du système de Rousseau. Paris: Librairie philosophique J. Vrin.

Guichet, J-L . (2006). Rousseau: l’animal et l’homme: L’animalité dans l’horizon anthropologique des Lumières. Paris: Les Éditions du Cerf.

Hornig, G. (1980). Perfektibilität. Archiv für Begriffsgeschichte. XXIV 1980, p. 221–257.

Kant, I. (1969). Akademische Ausgabe. Berlin: De Gruyter.

Koselleck, R. (1972). “Einleitung”. In: Brunner, O.; Conze, W.; Koselleck, R. (Hrgs.). Geschichtliche Grundbegriffe: Historisches Lexikon der politisch-sozialen Sprache in Deutschland. Bd. 1. Stuttgart: Klett-Cotta, p. XIII-XXVII.

Koselleck, R. (1975). Verbete: “Fortschritt”. In: Brunner, O.; Conze, W.; Koselleck, R. (Hrgs.). Geschichtliche Grundbegriffe: Historisches Lexikon der politisch-sozialen Sprache in Deutschland. Bd. 2, Stuttgart: Klett-Cotta, p. 351-423, em part. p. 384-388.

Koselleck, R. (2006). Begriffsgeschichten. Studien zur Semantik und Pragmatik der politischen und sozialen Sprache. Frankfurt am Main: Suhrkamp.

Koselleck, R. [et. Al.]. (2013). O conceito de História. Belo Horizonte: Autêntica.

La Vopa, A. (2001). The Self and the Calling of Philosophy 1762-1799. Cambridge: Cambridge University Press.

Lessing, G.E. (1924). Lessings Sämtliche Schriften. h. v. K. Lachmann & F. Muncker. Stuttgart: Goschen, 1890-1924, Bd. IV, p. 29-56.

Lohmann, P. (2004). Der Begriff des Gefühls in der Philosophie Johann Gottlieb Fichtes. Leiden-New York: Rodopi.

Moiso, F. (1978). Natura e cultura. Milano: Mursia.

Moiso, F. (1990). Vita Natura Libertà. Schelling (1795-1809). Milano: Mursia.

Mounier, J. (1980). La fortune des écrits de Jean-Jacques Rousseau dans les pays de langue allemande. Paris: PUF.

Pasqualucci, P. (1969). Lessing recensore di Rousseau: una discussione su virtù e cultura. Rivista internazionale di filosofia del diritto, 46, p. 247-285.

Picardi, R. (2009). Il concetto e la storia, La filosofia della storia di Fichte. Bologna: Il Mulino.

Preul, R. (1969). Reflexion und Gefühl: die Theologie Fichtes in seiner vorkantischen Zeit. Berlin: De Gruyter.

Radica, G. (2008). L’histoire de la raison: anthropologie, morale et politique chez Rousseau. Paris: H. Champion.

Rametta, G. (2012). Fichte. Roma: Carocci.

Rousseau, J.-J. (1979). O Emílio ou da Educação. Tradução de Sérgio Millet. São Paulo: Difel.

Rousseau, J.-J. (2008). Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Tradução de Paulo Neves. Porto Alegre: L&PM.

Rousseau, J.-J. (2016). Contrato social. Tradução de Eduardo Brandão, introdução Maurice Cranston. São Paulo: Companhia das Letras.

Santos, R. dos. (2013). Considerações sobre a perfectibilidade humana a partir de Rousseau e Kant. Estudos Kantianos, 1, p. 43-58.

Silva, R. (2009). História intelectual e filosofia política. Revista de Sociologia e Política, 17(34), p. 301-318.

Starobinski, J. (2011). Jean-Jacques Rousseau: a transparência e o obstáculo, seguido de sete ensaios sobre Rousseau. São Paulo: Companhia das Letras.

Tente, L. (1974). Die Polemik um den ersten Discours von Rousseau in Frankreich und Deutschland. Tese de doutorado. Universidade Christian Albrecht em Kiel. Kiel.

Torres Filho, R. (1970). Nota sobre Fichte leitor. Discurso, 1(1), p. 9-18.

Trousson, R (1969). Jean-Jacques Rousseau dans la presse périodique allemande de 1750 à 1800. Dix-huitième siècle, 1, p. 289-310.

Downloads

Publicado

2020-09-15

Como Citar

Da Perfectibilité à Bildsamkeit. A ascendência rousseauniana da antropologia de Fichte. (2020). Cadernos De Filosofia Alemã: Crítica E Modernidade, 25(2), 13-32. https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v25i2p13-32