Símbolo e signo na estética de Hegel

Autores

  • Guilherme Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v25i4p59-80

Palavras-chave:

Hegel, estética, símbolo, signo, imagem-sígnica

Resumo

Este artigo examina a concepção hegeliana de signo e a função que esse conceito cumpre no interior da estética de Hegel. Tomando por base o sentido totalizante do conceito de belo artístico como signo da ideia, o objetivo central deste artigo é mostrar que a noção hegeliana de signo cumpre um papel determinante em âmbitos específicos da estética, sobretudo, no contexto da forma de arte romântica, na qual o signo expressa a determinação sensível-espiritual mais elevada do conceito de arte. Nesse sentido, defendemos duas hipóteses. A primeira consiste em afirmar que o signo, e não o símbolo, é o elemento predominante da determinação romântica-moderna do belo artístico. A segunda sustenta que, enquanto imagem-sígnica, a bela arte romântica se define como expressão da recriação subjetiva da objetividade.

 

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Publicado

2020-12-26

Como Citar

Ferreira, G. (2020). Símbolo e signo na estética de Hegel. Cadernos De Filosofia Alemã: Crítica E Modernidade, 25(4), 59-80. https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v25i4p59-80

Edição

Seção

Artigos