Redistribuição e reconhecimento do ponto de vista da igualdade real: Anderson e Honneth através das lentes de Babeuf

Autores

  • Jean-Phillipe Deranty Macquarie University
  • Felipe Ribeiro Universidade de São Paulo
  • Izabela Loner Santana Universidade Federal do ABC
  • Pedro Casalotti Farhat Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v25i3p159-184

Palavras-chave:

Honneth, Anderson, Babeuf, Redistribuição, Reconhecimento, Igualdade real

Resumo

Neste artigo, meu objetivo é enfrentar os problemas relacionados à redistribuição por meio de uma apropriação crítica do paradigma distributivo. Vou partir dos escritos de dois dos mais importantes críticos do paradigma distributivo na filosofia política contemporânea, Elizabeth Anderson e Axel Honneth, cujos argumentos se sobrepõem de várias maneiras. A concepção de igualdade democrática ou relacional de Anderson partilha uma série de elementos conceituais chave com a teoria do reconhecimento e da liberdade social de Honneth. Os dois autores oferecem pontos de referência eminentes e convergentes para elucidar criticamente problemas de redistribuição em relação a problemas de reconhecimento. Nas seções 1 e 2, apresento os autores a partir de um triplo ponto de vista: como suas respectivas teorias do reconhecimento se sobrepõem e se afastam uma da outra; quais são as implicações disso para os problemas de redistribuição; qual é a contribuição de suas concepções de “igualdade real”. Na seção 3, abordo os dois autores criticamente, do ponto de vista da “igualdade real”, tomando por base as tradições a que eles se referem para elaborar suas respectivas afirmações. Questionando, por fim, a leitura que Anderson faz de Babeuf, o utilizo para levantar diversas questões críticas às versões do igualitarismo apresentadas por ela e por Honneth.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Anderson, E. (1999). What is the point of Equality? Ethics, 109, 287-337. [Qual é o sentido da igualdade? Revista Brasileira de Ciência Política, 15, 163-227. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-335220141507

Anderson, E. (2008). How should egalitarians cope with market risks? Theoretical Inquiries in Law, 9(1), 239-270.

Anderson, E. (2010a). The Imperative of Integration. Princeton: Princeton University Press.

Anderson, E. (2010b). The Fundamental Disagreement between Luck Egalitarians and Relational Egalitarians. Canadian Journal of Philosophy, 36, 1-23. DOI: https://doi.org/10.1080/00455091.2010.10717652

Anderson, E. (2014a). The Quest for Free Labor: Pragmatism and Experiments in Emancipation. The Amherst Lecture in Philosophy 9, 1–44.

Anderson, E. (2014b). A World turned upside down. Social Hierarchies and a New History of Egalitarianism. Juncture 20(4), 58-267. DOI: https://doi.org/10.1111/j.2050-5876.2014.00763.x

Anderson, E. (2015a). Equality and Freedom in the Workplace. Recovering Republican Insights. Social Philosophy and Policy, 31(2), 48-69. DOI: https://doi.org/10.1017/S0265052514000259

Anderson, E. (2015b). Moral Bias and Corrective Practices: A Pragmatist Perspective. Proceedings and Addresses of the APA, 89.

Anderson, E. (2016a). Thomas Paine’s “Agrarian Justice” and the Origins of Social Insurance. Ten Neglected Classics of Philosophy, pp.55-83. Oxford: Oxford Univeristy Press.

Anderson, E. (2016b). Common Property. How Social Insurance Became Confused with Socialism. Boston Review, July 25.

Anderson, E. (2017). Private Government. How Employers rule our Lives (and why we don’t talk about it). Princeton: Princeton University Press.

Babeuf, G. (2009 [1795]). Manifeste des Plébéiens. In: C. Mazauric (ed.) Babeuf. Écrits, pp.321-336. Paris: Le Temps des Cerises.

Birchall, I. (2016). The Spectre of Babeuf. Chicago: Haymarket Books.

Buonarroti, P. (1836). History of Babeuf’s Conspiracy for Equality. London: H. Hetherington.

Buonarroti, P. (2015). Conspiration pour l'Égalité dite de Babeuf. Paris: La fabrique.

Borrits, B. (2018). Au-delà de la Propriété. Paris: La Découverte.

Cohen, G.A. (1989). On the Currency of Egalitarian Justice. Ethics 99(4), 906-944. DOI: https://doi.org/10.1086/293126

Cohen, G.A. (2009). Why Not Socialism? Princeton: Princeton University Press.

Deranty, J.-P. (2011). “Reflective Critical Theory: a Systematic Reconstruction of Axel Honneth’s Social Philosophy”. In: Petherbridge, D. (ed.). Axel Honneth. Critical Essays, p.58-88. Leiden: Brill.

Deranty, J.-P. (2016). “Between Honneth and Rancière: Problems and Potentials of Contemporary Critical Theory”. In: Genel, K. and Deranty, J.-P. (eds). Recognition versus Disagreement: A Critical Encounter on the Politics of Freedom, Equality and Identity, pp.55-65. New York: Columbia University Press.

Ferreras, I. (2017). Firms as Political Entities. Democracy through Economic Bicameralism. Cambridge: Cambridge University Press.

Fleischacker, S. (2004). A Short History of Distributive Justice. London: Harvard UP.

Frankfurt, H. (1987). Equality as Moral Ideal. Ethics 98(1), 21-43. DOI: https://doi.org/10.1086/292913

Gomberg, P. (2007). How to make Opportunity equal. Race and Contributive Justice. London: Blackwell.

Hayat, S. (2018). “Working class socialism in France in 1848”. In: Moggach, D. and Stedman-Jones, G. (eds.). The 1848 Revolutions and European Political Thought, pp.120-139. Cambridge: Cambridge University Press.

Hobsbawn, E. (2012). How to change the world: Reflections on Marx and Marxism. Yale University Press.

Honneth, A. (1995). The Struggle for Recognition. The Moral Grammar of Social Conflicts. Cambridge: Polity. [Honneth, A. (2003). Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. Tradução de Luiz Sérgio Repa. São Paulo: Editora 34.]

Honneth, A. (2007). “Moral Consciousness and Class Domination. Some Problems in the Analysis of Hidden Morality”. In: Honneth, A. Disrespect. The Normative Foundations of Critical Theory, pp.8-96. London: Wiley.

Honneth, A. (2012a). “Labour and Recognition. A Redefinition”. In: Honneth, A. The I in We, pp.56-75. Cambridge: Polity.

Honneth, A. (2012b). “The Fabric of Justice. On the Limits of Contemporary Proceduralism”. In: Honneth, A. The I in We. Studies in the Theory of Recognition, pp.35-55. London: Wiley. [Honneth, A. (2009). A textura da justiça: sobre os limites do procedimentalismo contemporâneo. Civitas – Revista De Ciências Sociais, 9(3), 345-368. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7289.2009.3.6896

Honneth, A. (2014). Freedom’s Right. The Social Foundations of Democratic Life. Cambridge: Polity. [Honneth, A. (2015). O Direito da liberdade. Tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Martins Fontes.]

Honneth, A. (2017). The Idea of Socialism. Towards a Renewal. Cambridge: Polity.

Rancière, J. (1987). Le Maître ignorant. Paris: Fayard. [Rancière, J. (2007). O mestre ignorante. Tradução de Lílian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica.]

Rosanvallon, P. (2013). The Society of Equals. London: Harvard University Press.

Wood, A. (2014). “Marx on Equality”. In: Wood, A. The Free Development of Each: Studies on Freedom, Right, and Ethics in Classical German Philosophy, pp.252-272. Oxford: Oxford University Press.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

Traduções - Dossiê Axel Honneth

Como Citar

Redistribuição e reconhecimento do ponto de vista da igualdade real: Anderson e Honneth através das lentes de Babeuf. (2020). Cadernos De Filosofia Alemã: Crítica E Modernidade, 25(3), 159-184. https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v25i3p159-184