A esfera pública e as proteções legais anti-racismo no Brasil

Autores

  • Rúrion Soares Melo Universidade Federal de São Paulo
  • Felipe Gonçalves Silva Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
  • Marta Rodrigues de Assis Machado Fundação Getúlio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v0i16p95-116

Palavras-chave:

Esfera pública, Estado de direito, Jürgen Habermas, Medidas anti-racismo

Resumo

O artigo parte do pressuposto teórico-analítico de que uma melhor compreensão da efetividade do Estado de direito em democracias constitucionais depende da análise e da reconstrução dos vínculos internos entre Estado de direito, a dinâmica da esfera pública e a própria democracia. A tematização e as controvérsias públicas sobre os problemas que já são ou que deveriam ser regulados pelas leis existentes podem colocar em ação processos judiciais que visam uma configuração mais concreta do sistema de direitos vigente. Recorrer a tais premissas teóricas implica ir além do mero diagnóstico do (Não)-Estado de direito nos países da América Latina e no Brasil em particular. Nossa hipótese – fundada inicialmente na teoria crítica da sociedade tal como foi formulada por Jürgen Habermas, principalmente em seu conceito de esfera pública – levou-nos a observar o que realmente estava ocorrendo na relação entre sociedade civil e o Estado e a investigar se o aumento da discussão sobre problemas raciais na esfera pública, assim como a crescente organização do movimento negro, produziu nos últimos anos algumas transformações nas instituições jurídicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rúrion Soares Melo, Universidade Federal de São Paulo

    Professor da Universade Federal de São Paulo e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)

  • Felipe Gonçalves Silva, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

    Professor pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)

  • Marta Rodrigues de Assis Machado, Fundação Getúlio Vargas

    Professora da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)

Downloads

Publicado

2010-12-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A esfera pública e as proteções legais anti-racismo no Brasil. (2010). Cadernos De Filosofia Alemã: Crítica E Modernidade, 16, 95-116. https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v0i16p95-116