A pontuação enunciativa e as instâncias narrativas em textos infantis de diferentes gêneros

Autores

  • Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v18i2p357-389

Palavras-chave:

Aquisição da Linguagem. Interacionismo. Pontuação enunciativa. Instâncias narrativas.

Resumo

Este artigo parte de uma perspectiva interacionista em Aquisição da Linguagem para investigar o uso de sinais de pontuação enunciativos em notícias, relatos de experiência e contos produzidos por uma garota, buscando evidenciar o seu papel na configuração das instâncias narrativas. O corpus é constituído de textos produzidos dos 6 aos 10 anos em ambiente escolar e doméstico e a análise alia o quantitativo ao qualitativo. Os resultados mostram que, ao longo do tempo, em todos os gêneros diversifica-se e intensifica-se o uso desses sinais, com implicações na configuração do narrador e do personagem. Além disso, parte deles indica o retorno da criança sobre o seu dizer, caracterizando uma posição de escuta, que se relaciona à instância autor.

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Biografia do Autor

  • Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná
    Professora do Departamento de Estudos da Linguagem do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes.Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná

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Publicado

2016-12-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A pontuação enunciativa e as instâncias narrativas em textos infantis de diferentes gêneros. (2016). Filologia E Linguística Portuguesa, 18(2), 357-389. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v18i2p357-389