Cultura educativa na França e no Brasil: uma análise de discursos comparativa de exames nacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v23i2p263-282

Palavras-chave:

Análise de discursos comparativa, Culturas educativas, Gêneros do discurso, Destinatário presumido

Resumo

Neste artigo, faz-se uma análise de discursos comparativa com o objetivo de explicitar quais culturas educativas estão presentes na prova de dissertação de francês no exame do baccalauréat (BAC), na França, e na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no Brasil. O corpus selecionado para esta pesquisa é composto das cartilhas dos Ministérios da Educação francês e brasileiro, as quais orientam sobre a prova escrita de dissertação do BAC de francês e sobre a redação do ENEM. As categorias nocionais mobilizadas na análise são as noções de cultura educativa, gênero do discurso e destinatário presumido. Os resultados apontam para uma cultura educativa embasada na aprendizagem da escrita do gênero dissertação, na França, e na cristalização da própria prova de redação do ENEM como gênero discursivo, no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Ammouden M. Analyse sociodidactique des évaluations internationales inspirées du Cadre européen commun de référence pour les langues. Contextes et didactiques. 2017;9:1-11.

Bakhtin MM. Os gêneros do discurso. In: Bakhtin MM. Os gêneros do discurso. Bezerra P, organi-zador, tradutor, posfácio e notas. São Paulo: Editora 34; 2016 [1952-53]. p. 11-71.

Barbosa AC, et al. Módulo de reconhecimento do gênero: dissertação argumentativa do Enem sob perspectiva interacionista. Desenredo: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Uni-versidade de Passo Fundo. 2018;14(1):140-159.

Beacco JC. Les cultures éducatives et le Cadre européen commun de référence pour les langues. Revue japonaise de didactique du français. 2008;3(1):6-18.

Beacco JC. Contextualiser les savoirs en didactique des langues et des cultures. In: Blanchet P, Chardenet P, organizadores. Guide pour la recherche des langues et des cultures: approches contextualisées. Paris: Éditions des archives contemporaines (EAC); 2011. p. 31-40.

Bertucci RA. Propriedades linguísticas da redação do Enem: uma análise computacional. Revista Estudo Linguístico. 2020;29(2)999-1032.

Brait B. Análise e teoria do discurso. In: Brait B, organizadora. Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto; 2018. p. 9-31.

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A redação no Enem 2020: cartilha do participante. Brasília, DF: INEP; 2020. 47p. [internet]. [citado 24 jan. 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/publicada-a-nova-cartilha-de-redacao-do-exame.

Cadet L. Des notions opératoires en didactique des langues et des cultures: modèles? Représentations? Culture éducative? Clarification terminologique. Recherches en didactique des langues et des cultures. 2006;2:1-13.

Chiss JL, Cicurel F. Présentation générale. In: Beacco JC, et al., organizadores. Les cultures éducatives et linguistiques dans l’enseignement des langues; 2005. p. 6-7.

Claudel C, Laurens V. Le genre discursif comme objet d’enseignement en didactique du français. SHS Web of Conferences/5e Congrès Mondial de Linguistique Française. 2016;27:1-14.

Darmon-Shimamori CM. L’influence de la culture éducative irlandaise sur l’enseignement /apprentissage du français dans les études supérieures en Irlande: le cas des étudiants de Trinity College Dublin [dissertação]. Grenoble: Université Stendhal Grenoble 3; 2010.

Dicionário eletrônico Le Grand Robert de la Langue Française. Paris: Le Robert; 2005.

France. Ministère de l’éducation Nationale et de la Jeunesse. Éduscol (Informer et accompagner les professionels de l’éducation). Voie générale. Terminale. Français. Dissertation portant sur une œuvre et le parcours associé: présentation. 2019:1-2 [internet]. [citado 24 jan. 2021]. Disponível em: https://eduscol.education.fr/1712/programmes-et-ressources-en-francais-voie-gt

France. Ministère de l’éducation Nationale et de la Jeunesse. Éduscol (Informer et accompagner les professionels de l’éducation). Voie générale. Terminale. Français. La dissertation portant sur une œuvre et le parcours associé. Exemple: Racine, Britannicus - Parcours: Tragique et tragédie à l’âge classique. 2019 : 1-6 [internet]. [citado 24 jan. 2021]. Disponível em: https://eduscol.education.fr/1712/programmes-et-ressources-en-francais-voie-gt

France. Ministère de l’éducation Nationale et de la Jeunesse. Éduscol (Informer et accompagner les professionels de l’éducation). Voie générale. Terminale. Français. La dissertation portant sur une œuvre et le parcours associé. Exemple: Voltaire, Candide – Parcours: les Lumières et l’idée de progrès. 2020 : 1-12 [internet]. [citado 24 jan. 2021]. Disponível em: https://eduscol.education.fr/1712/programmes-et-ressources-en-francais-voie-gt

Grillo SVC, Reboul-Touré S, Glushkova M. Analyse du discours et comparaison: enjeux théoriques et méthodologiques. Bruxelas: Peter Lang; 2021.

Higashi AMF. O destinatário-visitante presumido nas exposições de divulgação científica do Cata-vento Cultural. Linha D’Água. 2020;33(3):221-246.

Klett E. Cultures éducatives et théories didactiques: quels rapports dans l’enseignement des langues en Argentine? Synergies Argentine. 2015;3:35-47.

Lima FFPA, Bacelar APS. Das práticas sociais ao conteúdo temático: interfaces da intervenção no gênero redação do Enem. Linguagem & Ensino. 2019;22(1):87-101.

Münchow P. Le discours sur les conflits entre nations dans les manuels d’histoire français et allemands. Représentations de la Première Guerre mondiale. In: Gonnot AC, Rentel N, Schwerter S, organizadores. Dialogues entre langues et cultures. Francfort-sur-le-Main: Peter Lang Édition; 2013. p. 85-106.

Münchow P. L’analyse du discours contrastive: théorie, méthodologie, pratique. Lyon: Lambert Lucas; 2021.

Oliveira FCC. Um estudo sobre a caracterização do gênero redação do Enem [tese]. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; 2016.

Perche V. Cultures éducatives: les zones de tension. Un exemple: le public chinois. Recherches en didactique des langues et des cultures. 2015;12(1):1-17.

Puren C. Pour une didactique comparée des langues-cultures. Éla. Études de linguistique appliquée. 2003;129:121-126.

Rakotonoelina F. Avant-propos: de l’analyse du discours à la didactique des/en langues étrangères: un recentrage des problématiques. Les Carnets du Cediscor. 2013;13:8-17.

Sardá DN. Les manuels de philosophie en France et au Brésil: une analyse du discours contrastive de la prise en charge énonciative [tese]. Paris: Université Sorbonne Paris Cité; 2015.

Sardá DN. A análise de discursos comparativa no Brasil: uma reflexão a partir da noção de catego-ria. Bakhtiniana. 2021;16(2):153-177.

Sardá DN, Barbosa VF. Repertório sociocultural e gênero dissertativo-argumentativo na redação do ENEM e na dissertação de francês do BAC. Desenredo. 2021;17:[aceito para publicação].

Saviani D. Política educacional brasileira: limites e perspectivas. Revista de educação PUC-Campinas. 2008;24:7-16.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Versões

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cultura educativa na França e no Brasil: uma análise de discursos comparativa de exames nacionais. (2021). Filologia E Linguística Portuguesa, 23(2), 263-282. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v23i2p263-282 (Original work published 2022)