Os componentes motor e visual de uma tarefa-dupla devem ser associados ou isolados durante o treinamento?

Autores

  • Mariana Callil Voos Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Gisele Braga Pinheiro Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Biomédicas
  • Luciana Olcerenko Cicca Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Biomédicas
  • Andréia Lázaro Universidade de São Paulo; ICB
  • Luiz Eduardo Ribeiro do Valle Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Depto. de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • Maria Elisa Pimentel Piemonte Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Depto. de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1809-29502008000100006

Palavras-chave:

Análise e desempenho de tarefas, Atenção, Atividade motora, Percepção visual

Resumo

As atividades diárias requerem o desempenho simultâneo de tarefas (tarefa-dupla), não estando claro se seu treino deve ser realizado com tarefas isoladas ou associadas. Este estudo visou verificar se a aquisição de uma tarefa-dupla ocorre por meio do treinamento de tarefas isoladas ou associadas. Vinte voluntárias foram submetidas a avaliação inicial, treinamento e avaliação final. Dez treinaram as tarefas associadas (TA) e as demais, isoladas (TI). A tarefa motora consistia na alternância de passos do chão a uma plataforma. A tarefa visual consistia na nomeação de dois estímulos (ônibus ou caminhão), um no centro e outro na periferia da tela do computador. O número de passos por segundo na ausência e na presença da tarefa visual, e o número de erros na tarefa visual na ausência e na presença da tarefa motora, foram contados e comparados estatisticamente. O grupo TA apresentou melhora tanto no desempenho motor (inicial 1,10 alternâncias/s, final 1,25 alternâncias/s, p=0,028), quanto no desempenho visual (inicial 9,3 erros, final: 6,9 erros, p=0,039). O mesmo não ocorreu com o grupo TI: a melhora motora não atingiu nível significativo, provavelmente devido à maior variabilidade no número de alternâncias de passo por segundo durante o treinamento, e não houve melhora visual significativa (p=0,844). Portanto, o tipo de treinamento interferiu no desempenho. O melhor desempenho ocorreu após o treinamento da tarefa-dupla.

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Publicado

2008-01-01

Como Citar

Voos, M. C., Pinheiro, G. B., Cicca, L. O., Lázaro, A., Valle, L. E. R. do, & Piemonte, M. E. P. (2008). Os componentes motor e visual de uma tarefa-dupla devem ser associados ou isolados durante o treinamento? . Fisioterapia E Pesquisa, 15(1), 33-39. https://doi.org/10.1590/S1809-29502008000100006

Edição

Seção

Pesquisa Original