Avaliação da satisfação dos pacientes atendidos em uma clínica-escola de Fisioterapia de Santo André, SP

Autores

  • Eneida Yuri Suda UniABC; Depto. de Fisioterapia
  • Missae Dora Uemura UniABC; Depto. de Fisioterapia
  • Eliane Velasco UniABC; Depto. de Fisioterapia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1809-29502009000200006

Palavras-chave:

Educação em saúde, Fisioterapia (especialidade), Prática de saúde pública, Satisfação do paciente

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar o grau de satisfação com o atendimento fisioterapêutico de 51 pacientes (idade 47,6±14,8 anos) que estavam recebendo tal atendimento em uma clínica-escola que atende gratuitamente. O nível de satisfação foi avaliado por um questionário brasileiro, validado, sobre a satisfação dos pacientes com a fisioterapia. A ampla maioria (77%) dos pacientes eram de baixo nível socioeconômico. Os resultados mostram que os pacientes apresentam um alto nível de satisfação com o atendimento fisioterapêutico quanto à relação paciente-terapeuta, aos membros da equipe de atendimento, à dinâmica e à infra-estrutura da clínica. Respostas negativas figuraram apenas em algumas questões referentes à infra-estrutura da clínica. A questão relativa à satisfação com o atendimento em geral obteve 55% de respostas "excelente", 27% de "ótimo" e 18% de "bom". O paciente atendido pela clínica-escola tem a consciência que um aluno/estagiário estará realizando o atendimento. Embora os resultados possam ter sido influenciados pelo baixo status socioeconomico da clientela, que em geral não alimenta altas expectativas, ainda assim apontam para uma opinião homogênea positiva sobre a seriedade e competência do trabalho realizado pela equipe na clínica.

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Publicado

2009-01-01

Como Citar

Suda, E. Y., Uemura, M. D., & Velasco, E. (2009). Avaliação da satisfação dos pacientes atendidos em uma clínica-escola de Fisioterapia de Santo André, SP . Fisioterapia E Pesquisa, 16(2), 126-131. https://doi.org/10.1590/S1809-29502009000200006

Edição

Seção

Pesquisa Original