Ensino de massoterapia: habilidades envolvidas na relação fisioterapeuta-paciente

Autores

  • Beatriz Calil Padis Campos USP; FM; LaFi.Com do Fofito
  • Terezinha Calil Padis Campos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Faculdade de Educação; Depto. de Fundamento da Educação
  • Clarice Tanaka USP; FM
  • Fátima Aparecida Caromano USP; FM

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1809-29502009000100004

Palavras-chave:

Educação profissionalizante^i1^sméto, Ensino, Massagem^i1^seduca, Relações profissional-paciente

Resumo

Desenvolvido no âmbito da disciplina Recursos Terapêuticos Manuais, o objetivo deste trabalho foi elaborar, aplicar e avaliar a eficácia de um programa de treinamento de habilidades profissionalizantes em sessão de massoterapia, com foco na relação fisioterapeuta-paciente, sem descuidar do autocuidado do terapeuta. Para elaboração do programa, foram identificadas 21 habilidades envolvidas nessa relação, com base na literatura e na observação de 120 sessões de massoterapia. Dez peritos validaram a definição operacional das habilidades, que foram organizadas em um programa de treinamento aplicado a alunos. O desempenho destes nas habilidades treinadas (classificado como adequado, parcialmente adequado, inadequado ou não-realizado) foi avaliado em prova prática. Também foi analisado relato escrito dos alunos sobre o programa. Participaram do estudo 25 graduandos. A análise dos resultados mostrou que todos realizaram 12 das 21 habilidades treinadas adequadamente. Quatro habilidades foram realizadas de forma parcialmente adequada por cinco alunos. Não ocorreu situação de execução inadequada. Na análise dos relatos, 19 dos 25 alunos afirmaram ser o treinamento importante e necessário. O autocuidado físico foi destacado como importante para o desenvolvimento profissional e apropriado para o contexto de ensino por dez alunos. O programa mostrou-se pois eficiente em capacitar os alunos para um bom relacionamento terapeuta-paciente, sendo bem aceito pelos alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2009-03-01

Edição

Seção

Pesquisa Original

Como Citar

Ensino de massoterapia: habilidades envolvidas na relação fisioterapeuta-paciente . (2009). Fisioterapia E Pesquisa, 16(1), 16-21. https://doi.org/10.1590/S1809-29502009000100004