Efeito de um programa de fisioterapia funcional em crianças com paralisia cerebral associado a orientações aos cuidadores: estudo preliminar

Autores

  • Ana Carolina Gama e Silva Brianeze UFSCar
  • Andréa Baraldi Cunha UFSCar
  • Sabrina Messa Peviani UFSCar
  • Vanessa Cristina Ribeiro Miranda Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Virlaine Bardella Lopes Tognetti UFSCar
  • Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha UFSCar; Depto de Fisioterapia
  • Eloisa Tudella UFSCar; Depto de Fisioterapia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1809-29502009000100008

Palavras-chave:

Criança, Cuidadores, Modalidades de fisioterapia, Paralisia cerebral

Resumo

O objetivo foi verificar o efeito de um programa de fisioterapia funcional para crianças com paralisia cerebral, associado a orientações aos pais e/ou cuidadores; e verificar a correlação entre as habilidades funcionais e a assistência do cuidador, utilizando o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI). Participaram quatro crianças entre 24 e 43 meses de idade, hemiplégicas, espásticas e nível I no sistema de classificação da função motora ampla (GMFCS). Foram realizadas quatro avaliações - uma antes do início do programa, as demais aos 30, 60 e 90 dias após a primeira -, empregando-se as partes I (Habilidades funcionais) e II (Assistência do cuidador) do PEDI. As crianças foram submetidas a sessões de uma hora de fisioterapia funcional três vezes por semana, durante três meses: duas vezes a sessão era de fisioterapia com base no conceito neuroevolutivo Bobath e uma vez, treino de atividades da vida diária. Também foram dadas orientações por escrito aos pais e/ou cuidadores quanto à assistência à criança, incentivando-os a praticá-la em casa. A análise dos resultados mostrou que, na última avaliação, as crianças obtiveram escores significativamente maiores que na primeira. Foi verificada correlação altamente significativa (r=1,0; p=0,083) entre as partes I e II. O programa de fisioterapia funcional associado às orientações aos pais e/ou cuidadores foi efetivo em melhorar o desempenho funcional de crianças nível I com hemiplegia espástica.

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Publicado

2009-03-01

Edição

Seção

Pesquisa Original

Como Citar

Efeito de um programa de fisioterapia funcional em crianças com paralisia cerebral associado a orientações aos cuidadores: estudo preliminar . (2009). Fisioterapia E Pesquisa, 16(1), 40-45. https://doi.org/10.1590/S1809-29502009000100008