Efeitos da Reeducação Postural Global em escolares com escoliose

Autores

  • Pollyana Coelho Vieira Toledo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Laboratório de Biociências da Motricidade Humana
  • Danielli Braga de Mello Escola de Educação Física do Exército
  • Maria Erivania Araújo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Laboratório de Biociências da Motricidade Humana
  • Rejane Daoud Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Laboratório de Biociências da Motricidade Humana
  • Estélio Henrique Martin Dantas Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Biociências Humana

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1809-29502011000400006

Palavras-chave:

postura, escoliose, menores de idade

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o efeito do método da Reeducação Postural Global (RPG) em escolares com diagnóstico de escoliose torácica não estrutural (ETNE). Os escolares com indicativo de ETNE ao exame postural e teste de Adams negativo foram encaminhados ao exame radiográfico para comprovação diagnóstica. Foram selecionados 20 participantes (11 meninos e 9 meninas, com 10±3 anos), divididos randomicamente em dois grupos homogêneos: o que realizou o RPG (GRPG) durante 12 semanas com duração de 25 a 30 minutos cada sessão, de acordo com o que aguentou permanecer na postura; e o grupo controle (GC), sem intervenção. Após três meses, os dois grupos repetiram a avaliação postural e o exame radiográfico. Para avaliação das estatísticas, foi utilizada análise de variância (ANOVA) univariada, com medidas repetidas, seguida do Post Hoc de Tukey para identificar as possíveis diferenças intra e intergrupos. O valor de α foi de 0,05. O GRPG apresentou redução significativa no ângulo de Cobb na comparação intragrupo (Δ%=-35,100; p=0,009), mas o GC não (Δ%=9,520; p=0,789). Pode-se concluir que escolares submetidos ao método da RPG apresentaram melhora do quadro de escoliose torácica não estrutural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-01

Como Citar

Toledo, P. C. V., Mello, D. B. de, Araújo, M. E., Daoud, R., & Dantas, E. H. M. (2011). Efeitos da Reeducação Postural Global em escolares com escoliose . Fisioterapia E Pesquisa, 18(4), 329-334. https://doi.org/10.1590/S1809-29502011000400006

Edição

Seção

Pesquisa Original