Capacidade funcional de exercício e hábitos de vida de crianças escolares

Autores

  • Carolina Cotrim Dal Pozzo Universidade Norte do Paraná
  • Fabíola Unbehaun Cibinello Universidade Norte do Paraná
  • Dirce Shizuko Fujisawa Universidade Estadual de Londrina; Departamento de Fisioterapia

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-2950/16826625012018

Palavras-chave:

Criança, Sobrepeso, Obesidade, Hábitos, Exercício

Resumo

Investigar hábitos de vida que podem influenciar o desempenho no teste de caminhada de seis minutos (TC6’) em crianças eutróficas e com excesso de peso. Foram realizadas avaliações antropométricas, capacidade funcional de exercício e dos hábitos e verificado o Estilo de Vida na Infância e Adolescência (Evia) em crianças de escolas públicas, com idade entre oito e dez anos. Avaliaram-se 247 escolares, 132 (53%) meninas e 115 (47%) meninos; destes, 96 (39%) crianças apresentavam excesso de peso e 151 (61%) eram eutróficos. Os hábitos de vida mais frequentes entre as crianças foram: assistir à TV (95%), estudar em casa (87%) e fazer tarefas domésticas (86%). Não houve correlação entre desempenho no TC6’ e quantidade de horas de sono/noite, e entre desempenho no TC6’ e forma de deslocamento no trajeto casa-escola. A prática de esporte e a classificação nutricional apresentaram correlação com o desempenho no TC6’ com r=0.1793; p=0.0047 e r=0.1280; p=0.0445, respectivamente, e a regressão linear múltipla mostrou que apresentam fraca influência no desempenho do TC6’ com R2=0.03009; p=0.0063 e R2=0.02287; p=0.0174, respectivamente. Concluiu-se que hábitos de vida com baixo gasto energético, como assistir à televisão e estudar, são frequentes. A quantidade de horas de sono/noite e a forma de deslocamento no trajeto casa-escola não apresentaram correlação com a capacidade funcional de exercício, e prática de esportes e classificação nutricional influenciam, mesmo que fracamente, o desempenho no TC6’ entre as crianças na faixa etária avaliada.

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Publicado

2018-04-04

Edição

Seção

Pesquisa Original

Como Citar

Capacidade funcional de exercício e hábitos de vida de crianças escolares. (2018). Fisioterapia E Pesquisa, 25(1), 49-55. https://doi.org/10.1590/1809-2950/16826625012018