Variáveis psicomotoras, cognitivas e funcionais em idosas saudáveis e com doença de Alzheimer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-2950/20013128012021

Palavras-chave:

Envelhecimento, Doença de Alzheimer, Prognóstico

Resumo

A teoria da retrogênese descreve os declínios apresentados na doença de Alzheimer a partir dos estágios do desenvolvimento neuropsicomotor de Piaget. O objetivo deste estudo transversal é avaliar e descrever aspectos psicomotores, cognitivos e quedas, investigando
a relação de dependência entre essas variáveis de acordo com a teoria da retrogênese. A amostra foi composta por 45 idosas (27 saudáveis e 18 com Alzheimer fase leve), residentes em São Paulo entre 2016 e 2017. Para a avaliação foram utilizados: anamnese, Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage (GDS-30), Montreal Cognitive Assessment (MoCA), Cambridge Cognitive Exam-Revised (CAMCOG-R), Escala de Equilíbrio de Berg (EEB), timed up
and go test (TUGT), Avaliação Direta do Estado Funcional (DAFS-BR), teste U de Mann-Whitney, coeficiente de correlação de Spearman e análise de regressão múltipla com p<0,05. Observou-se ordem de perda semelhante à sugerida pela teoria da retrogênese nos dois grupos estudados. Quanto menor o índice CAMCOG-R, maior o número de quedas (p=0,03). Itens praxia (p<0,00) e funções executivas (p<0,00) do CAMCOG-R mostraramse altamente correlacionados com o TUGT e a EEB. Sugere-se relação de dependência entre funcionalidade
e cognição e equilíbrio e cognição, bem como correlação entre risco de queda e desempenho cognitivo nos dois grupos estudados. As perdas observadas estão de acordo com o que a teoria da retrogênese propõe, mas com diferentes intensidades entre os grupos. Estudos
longitudinais são necessários, com uso de exames de imagem para validar a teoria nos padrões de perda em idosos com e sem doença de Alzheimer.

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Publicado

2023-02-23

Edição

Seção

Pesquisa Original

Como Citar

Variáveis psicomotoras, cognitivas e funcionais em idosas saudáveis e com doença de Alzheimer. (2023). Fisioterapia E Pesquisa, 28(1), 39-48. https://doi.org/10.1590/1809-2950/20013128012021