Pandemia da COVID-19 e as atividades de ensino remotas: riscos ergonômicos e sintomas musculoesqueléticos dos docentes do IFC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-2950/21020229012022PT

Palavras-chave:

Covid-19, Docentes, Ergonomia, Dor Musculoesquelética, Saúde do Ttrabalhador

Resumo

O objetivo da pesquisa foi avaliar os sintomas osteomusculares e os riscos ergonômicos dos postos de trabalho dos docentes do Instituto Federal Catarinense (IFC). Participaram 140 docentes que responderam um questionário online sobre informações sociodemográficas, realização das tarefas, ambiente de trabalho e dor musculoesquelética. Os dados foram analisados por meio de uma regressão logística binária separadamente para cada desfecho, utilizando como variáveis dependentes as dores no pescoço, ombro direito e coluna lombar. A prevalência de dor entre os professores foi de 94,7% e as regiões mais frequentes foram o pescoço, a coluna lombar e o ombro direito. Os principais riscos ergonômicos foram: sobrecarga mental (estresse), a mesa de trabalho e monitor inadequados. Foi observada associação entre dor no pescoço e os docentes que apresentaram maior sobrecarga mental (estresse), não fazem atividade física e que usam o computador por mais de 20 horas por semana, dor no ombro direito e o grupo de docentes que não fazem atividade física, que usam o computador por mais de 20 horas por semana, que a mesa de trabalho não estava ao nível do cotovelo e não havia espaço para apoiar os antebraços. Ainda, a dor na coluna lombar associou-se ao grupo de mulheres com carga horária de aula semanal maior que 15 horas e com doença crônica. Os resultados encontrados possibilitam a adaptação dos postos de trabalho aos docentes com a finalidade de prevenção de dor, melhoria da qualidade de vida e do ensino.

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Publicado

2022-04-04

Edição

Seção

Pesquisa Original

Como Citar

Pandemia da COVID-19 e as atividades de ensino remotas: riscos ergonômicos e sintomas musculoesqueléticos dos docentes do IFC. (2022). Fisioterapia E Pesquisa, 29(1), 96-102. https://doi.org/10.1590/1809-2950/21020229012022PT