Programa de orientação sobre a postura sentada para crianças pré-escolares

Autores

  • Fátima Aparecida Caromano
  • Natividade Barbosa Saraiva Ferracini
  • Cláudia Fló Neyret
  • Luciana Pinto Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.1590/fpusp.v1i1.75030

Palavras-chave:

Fisioterapia, Ergonomia, Postura, Pré-escolar

Resumo

A proposta deste estudo foi elaborar e testar uma metodologia de orientação de postura sentada para crianças em início de alfabetização, e estudar o efeito da adequação da postura no seu desempenho durante a realização de atividades gráficas. Para tanto foi necessário aplicar tal metodologia em 30 crianças, sendo 17 do sexo feminino e 13 do sexo masculino, com idade variando entre 6 anos e 4 meses a 7 anos e 1 mês (idade média 6 anos e 5 meses). Apesar de não termos encontrado relação entre a alteração na postura sentada e desempenho em atividades gráficas, consideramos os resultados do programa de orientação satisfatórios, uma vez que se desenvolveu novo hábito postural na população em estudo. Replicação do protocolo faz-se necessária, para qualquer conclusão em relação ao desempenho na realização de atividades gráficas.

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Biografia do Autor

  • Fátima Aparecida Caromano

    Professora Assistente do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

  • Natividade Barbosa Saraiva Ferracini
    Pedagoga da Rede Municipal de Ensino, São Paulo.
  • Cláudia Fló Neyret
    Alunas do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Luciana Pinto Cardoso
    Alunas do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

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Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Programa de orientação sobre a postura sentada para crianças pré-escolares. (1994). Fisioterapia E Pesquisa, 1(1), 21-26. https://doi.org/10.1590/fpusp.v1i1.75030