Disfunção dos músculos respiratórios de pacientes críticos sob ventilação mecânica por insuficiência respiratória aguda: revisão de literatura

Autores

  • Gislaine Souza Alves Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais
  • Leonardo Assis Simões Centro Universitário Newton Paiva, MG
  • Josiane Alves Caldeira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/fpusp.v14i2.75913

Palavras-chave:

insuficiência respiratória/reabilitação, músculos respiratórios, respiração artificial, revisão de literatura.

Resumo

A disfunção dos músculos respiratórios é uma das conseqüências da
ventilação mecânica em paciente crítico. Em alguns casos a fraqueza muscular é decorrente de sua doença de base. Nota-se a redução da força diafragmática após 12 h de ventilação mecânica controlada de acordo com estudos experimentais em modelos animais. Entretanto, há vários fatores que podem ser responsáveis pela disfunção muscular respiratória e conseqüente dificuldade no desmame da VM. O objetivo desta revisão foi verificar as causas das alterações dos músculos respiratórios em pacientes que apresentam insuficiência respiratória aguda. A busca nas principais bases de dados eletrônicas resultou na seleção de estudos experimentais e de revisão dos últimos 10 anos, sendo a maioria realizada em modelos animais. Observou-se que a disfunção muscular respiratória é multifatorial, podendo estar relacionada à sepse, ao uso de medicamentos, à desnutrição e à própria ventilação mecânica controlada. É necessário identificar cada um desses fatores, visto que, isolados ou associados, potencializam a disfunção muscular respiratória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislaine Souza Alves, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Respiratória; Professora Mestre da pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

Leonardo Assis Simões, Centro Universitário Newton Paiva, MG

Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Respiratória; Professor Assistente da Faculdade de Fisioterapia do Centro Universitário Newton Paiva, MG.

Josiane Alves Caldeira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Respiratória; Professora Mestre da Faculdade de Fisioterapia da Pontifícia Universitária Católica de Munas Gerais.

Downloads

Publicado

2007-08-31

Como Citar

Alves, G. S., Simões, L. A., & Caldeira, J. A. (2007). Disfunção dos músculos respiratórios de pacientes críticos sob ventilação mecânica por insuficiência respiratória aguda: revisão de literatura. Fisioterapia E Pesquisa, 14(2), 84-90. https://doi.org/10.1590/fpusp.v14i2.75913

Edição

Seção

Revisão