Instrumento para aferir a satisfação do paciente com a assistência fisioterapêutica na rede pública de saúde
DOI:
https://doi.org/10.1590/fpusp.v14i3.76095Palavras-chave:
estudos de validação, fisioterapia, prática de saúde pública, satisfação do paciente.Resumo
O propósito deste estudo foi desenvolver e validar um instrumento de medida da satisfação do paciente com a assistência fisioterapêutica ambulatorial no serviço público de saúde e identificar as dimensões emergentes do construto “satisfação do paciente”. Relata-se desde o levantamento dos possíveis indicadores de satisfação, passando por uma aplicação piloto, à aplicação a uma amostra de pacientes, até a análise das propriedades psicométricas do instrumento final. A adequação cultural foi avaliada em dois painéis de juízes, com profissionais credenciados e usuários do serviço. A amostra compôs-se de 124 pacientes que recebiam assistência fisioterapêutica na rede pública de saúde em Natal, RN. Na análise da confiabilidade e validade dos resultados obtidos, o alfa de Cronbach (a=0,95) demonstrou elevada consistência interna do instrumento. A validade do conteúdo foi considerada regular segundo padrões psicométricos da satisfação do paciente com a fisioterapia. A análise fatorial dos resultados indicou a presença de cinco dimensões, das quais aquela relativa à interação terapeuta-paciente é a que reúne os principais preditores da satisfação do paciente. Este instrumento, ora tornado disponível à população e aos gestores de saúde, configura-se uma ferramenta útil para a otimização da satisfação do paciente que busca a assistência fisioterapêutica de qualidade na rede pública de saúde.Downloads
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Publicado
2007-12-31
Como Citar
Nogueira, C. F., Borba, J. A. M., & Mendonça, K. M. P. P. de. (2007). Instrumento para aferir a satisfação do paciente com a assistência fisioterapêutica na rede pública de saúde. Fisioterapia E Pesquisa, 14(3), 37-43. https://doi.org/10.1590/fpusp.v14i3.76095
Edição
Seção
Pesquisa Original