Instrumento para aferir a satisfação do paciente com a assistência fisioterapêutica na rede pública de saúde

Autores

  • Caroline Ferreira Nogueira
  • Joanna Angélica Marillack Borba
  • Karla Morgana Pereira Pinto de Mendonça Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Departamento de Fisioterapia

DOI:

https://doi.org/10.1590/fpusp.v14i3.76095

Palavras-chave:

estudos de validação, fisioterapia, prática de saúde pública, satisfação do paciente.

Resumo

O propósito deste estudo foi desenvolver e validar um instrumento de medida da satisfação do paciente com a assistência fisioterapêutica ambulatorial no serviço público de saúde e identificar as dimensões emergentes do construto “satisfação do paciente”. Relata-se desde o levantamento dos possíveis indicadores de satisfação, passando por uma aplicação piloto, à aplicação a uma amostra de pacientes, até a análise das propriedades psicométricas do instrumento final. A adequação cultural foi avaliada em dois painéis de juízes, com profissionais credenciados e usuários do serviço. A amostra compôs-se de 124 pacientes que recebiam assistência fisioterapêutica na rede pública de saúde em Natal, RN. Na análise da confiabilidade e validade dos resultados obtidos, o alfa de Cronbach (a=0,95) demonstrou elevada consistência interna do instrumento. A validade do conteúdo foi considerada regular segundo padrões psicométricos da satisfação do paciente com a fisioterapia. A análise fatorial dos resultados indicou a presença de cinco dimensões, das quais aquela relativa à interação terapeuta-paciente é a que reúne os principais preditores da satisfação do paciente. Este instrumento, ora tornado disponível à população e aos gestores de saúde, configura-se uma ferramenta útil para a otimização da satisfação do paciente que busca a assistência fisioterapêutica de qualidade na rede pública de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Ferreira Nogueira

Fisioterapeuta.

Joanna Angélica Marillack Borba

Fisioterapeuta.

Karla Morgana Pereira Pinto de Mendonça, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Departamento de Fisioterapia

Fisioterapeuta; Professora Doutora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Downloads

Publicado

2007-12-31

Como Citar

Nogueira, C. F., Borba, J. A. M., & Mendonça, K. M. P. P. de. (2007). Instrumento para aferir a satisfação do paciente com a assistência fisioterapêutica na rede pública de saúde. Fisioterapia E Pesquisa, 14(3), 37-43. https://doi.org/10.1590/fpusp.v14i3.76095

Edição

Seção

Pesquisa Original