A realidade da potência acústica emitida pelos equipamentos de ultra-som terapêutico: uma revisão

Autores

  • Rinaldo Guirro
  • Sandra C. Britschgy dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.1590/fpusp.v4i2.76148

Palavras-chave:

Terapia por ultrassom, métodos, utilização, Fisioterapia, tendências

Resumo

A segurança e a eficiência da terapia ultra-sônica poderá ser comprometida se a potência de saída no transdutor diferir consideravelmente do valor indicado no painel do equipamento. Este fato pode ser evidenciado nas várias publicações que abordam o referido tema, onde diversos estudos determinam que mais de 50% dos equipamentos, em uso rotineiro, nas clínicas e departamentos de fisioterapia estão fora das especificações postuladas pela International Eletrotechinical Commission (IEC) . Isso ocorre em função da não regulamentação das normas técnicas de produção, do próprio desgaste do equipamento em uso e pela não adoção de procedimentos metrológicos de rotina por parte do fisioterapeuta. A precisão da intensidade acústica irá possibilitar uma terapia mais eficiente, além da reprodução de protocolos já definidos na literatura. Outro importante fator a ser destacado é o material utilizado para o acoplamento do transdutor ultra-sônico, onde evidencia-se que dos vários meios utilizados, alguns propiciam a atenuação da energia irradiada. Esta revisão pretende atualizar o profissional usuário do ultra-som terapêutico, bem como conscientizá-lo da necessidade de adoção de medidas metrológicas como prática de rotina para os equipamentos em uso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rinaldo Guirro
    Professor do Curso de Fisioterapia da Universidade Metodista de Piracicaba, SP.
  • Sandra C. Britschgy dos Santos

    Bolsista de Iniciação Cientifica do Conselho Nacional de Pesquisa, CNPq (PIBIC), Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A realidade da potência acústica emitida pelos equipamentos de ultra-som terapêutico: uma revisão. (1997). Fisioterapia E Pesquisa, 4(2), 76-82. https://doi.org/10.1590/fpusp.v4i2.76148