Alterações musculares na doença pulmonar obstrutiva crônica

Autores

  • Victor Zuniga Dourafo Universidade Federal de São Paulo
  • Irma Godoy Universidade Estadual Paulista / Faculdade de Medicina de Botucatu

DOI:

https://doi.org/10.1590/fpusp.v13i3.76324

Palavras-chave:

DPOC, alterações musculares, intolerância ao exercício.

Resumo

Aumentou recentemente o interesse da comunidade científica nas causas da intolerância ao exercício em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Além do desuso imposto principalmente pela inatividade física, há evidências de alterações no músculo esquelético do portador de DPOC Esta revisão expõe sucintamente as principais alterações muculoesqueléticas encontradas nos portadores de DPOC, dando ênfase a estudos referentes às alterações funcionais, estruturais e bioenergéticas. A perda de força muscular ocorre principalmente nos membros inferiores; a força muscular se mantém nos membros superiores em função do grande número de atividades de vida diária exercidas com a parte superior do corpo. Alguns pacientes com DPOC também apresentam diminuição da área de secção transversal tanto de braço quanto de coxa. A literatura descreve ainda diminuição de enzimas oxidativas, manutenção de enzimas glicolíticas e redução de fosfocreatina muscular,
resultando em perda da capacidade aeróbia. Além da diminuição crônica do condicionamento, fatores como desnutrição, miopatia causada pelo uso crônico de corticostróides, redução dos hormônios anabólicos e do metabolismo de aminoácidos, inflamação e estresse oxidativo estão envolvidos na patogênese das alterações musculares. Os fatores determinantes dessas disfunções ainda não estão totalmente esclarecidos. Estratégias como exercício físico, estimulação elétrica neuromuscular, suplementação com anabolizantes e com creatina e terapia antioxidante são racionais para o tratamento das alterações musculares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Victor Zuniga Dourafo, Universidade Federal de São Paulo
    Fisioerapeuta; Professor Doutor adjunto de Fisioterapia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), campus de Baixada Santista.
  • Irma Godoy, Universidade Estadual Paulista / Faculdade de Medicina de Botucatu
    Médica pneumologista; Profa. Livre-Docente adjunta de Pneumologia na Faculdade de Medicina de Botucatu da Unesp (Univesidade Estadual de São Paulo).

Downloads

Publicado

2006-12-31

Edição

Seção

Revisão

Como Citar

Alterações musculares na doença pulmonar obstrutiva crônica. (2006). Fisioterapia E Pesquisa, 13(3), 76-87. https://doi.org/10.1590/fpusp.v13i3.76324