Influência do ultra-som terapêutico na epífise de crescimento ósseo de coelhos

Autores

  • Carlos Alberto Santos Universidade Federal de São Paulo
  • Henrique Sodré de Almeida Fialho Universidade Federal de São Paulo
  • José Antônio Pinto Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Teresa Seixas Alves Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/fpusp.v12i2.76397

Palavras-chave:

terapia por ultra-som, placa de crescimento, desenvolvimento ósseo/ efeitos de radiação, epífises/efeitos de radiação, coelho.

Resumo

A aplicação de ultra-som terapêutico na área da cartilagem de crescimento epifisário de crianças ainda gera dúvidas quanto a seus efeitos lesivos, o que faz com que muitas crianças deixem de ser tratadas por esse recurso. Este estudo avaliou a influência da aplicação de ultrasom, em suas formas contínua e pulsada, sobre as epífises de tíbias de coelhos em crescimento, visando identificar doses que provocassem alterações macro e/ou microscópicas, prejudicando o crescimento ósseo normal. Foram utilizados 32 coelhos com oito semanas de idade, divididos em três grupos, nos quais se aplicou, na face mediai da extremidade superior da tíbia direita, ultra-som pulsado e contínuo em diferentes áreas e intensidades de radiação; as tíbias esquerdas nos três grupos foram utilizadas como controle. Fêmures e tíbias de todos os animais foram radiografados dois dias antes da primeira aplicação e ao completarem 16 semanas, realizando-se análise histomorfométrica da placa de crescimento epifisário para avaliação dos campos microscópicos consecutivos nas regiões lateral e medial. No grupo I, que recebeu ultrasom pulsado, não houve diferenças estatisticamente significantes no lado direito em relação ao esquerdo, em todas as análises feitas. O mesmo não ocorreu com os grupos II e III (tratados com ultra-som contínuo), onde houve alterações, inclusive radiográficas. Conclui-se que, em coelhos, o tratamento no modo pulsado em 20% a 2w/cm2 (ISATP) não tem efeito lesivo na epífise de crescimento ósseo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Alberto Santos, Universidade Federal de São Paulo
    Fisioterapeuta; Mestre em Ciências da Saúde pela EPM/Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
  • Henrique Sodré de Almeida Fialho, Universidade Federal de São Paulo
    Médico; Professor Doutor associado da disciplina Ortopedia Pediátrica do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da EPM/Unifesp.
  • José Antônio Pinto, Universidade Federal de São Paulo
    Médico; Professor Doutor adjunto da disciplina Ortopedia
    Pediátrica do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da EPM/Unifesp.
  • Maria Teresa Seixas Alves, Universidade Federal de São Paulo
    Médica; Professora Doutora adjunta do Departamento de
    Patologia da EPM/Unifesp.

Downloads

Publicado

2005-05-31

Edição

Seção

Pesquisa Original

Como Citar

Influência do ultra-som terapêutico na epífise de crescimento ósseo de coelhos. (2005). Fisioterapia E Pesquisa, 12(2), 13-21. https://doi.org/10.1590/fpusp.v12i2.76397