Intervenção fisioterapêutica em criança com leucinose: estudo de caso

Autores

  • Fernando César Iwamoto Marcucci Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.1590/fpusp.v11i1.76776

Palavras-chave:

fisioterapia/métodos, doença da urina de xarope de bordo/terapia.

Resumo

A leucinose, também conhecida como doença da urina em xarope de bordo, é uma doença metabólica inata decorrente de uma alteração genética que leva a um déficit enzimático na degradação dos aminoácidos de cadeia ramificada como a leucina, a isoleucina e a valina, caracterizada por um acúmulo tecidual destes aminoácidos e seus respectivos cetoácidos, levando a uma involução no desenvolvimento neuropsicomotor e alterando o tonus da criança portadora. Em virtude de seu caráter raro (1/216000 nascidos vivos) não é um quadro comum na clínica fisioterapêutica. As características clínicas do caso estudado estiveram de acordo com os dados encontrados na literatura. O tratamento baseia-se no conhecimento científico existente da doença e nas técnicas fisioterapêuticas atuais. Assim, o profissional fisioterapeuta pode auxiliar no tratamento do paciente com leucinose atuando nas seqüelas motoras, estimulando o seu desenvolvimento e impedindo a inserção de complicações ortopédicas e pulmonares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando César Iwamoto Marcucci, Universidade Estadual de Londrina
    Discente do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências da Saúde - UEL. Departamento de Fisioterapia.

Downloads

Publicado

2004-06-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Intervenção fisioterapêutica em criança com leucinose: estudo de caso. (2004). Fisioterapia E Pesquisa, 11(1), 32-38. https://doi.org/10.1590/fpusp.v11i1.76776