Mudanças motoras, sensorials e cognitivas em crianças com paralisia cerebral espastica diparetica submetidas a intervenção físioterapêutica pelas abordagens Kabat ou Bobath

Autores

  • Cristina Santos Cardoso de Sá Instituto Municipal de Educação Superior de São Caetano do Sul
  • Flávia Heloísa dos Santos
  • Gilberto Fernando Xavier Universidade de São Paulo / Instituto de Biociências

DOI:

https://doi.org/10.1590/fpusp.v11i1.77045

Palavras-chave:

fisioterapia, facilitação neuromuscular proprioceptiva, paralisia cerebral, aprendizado motor.

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar as mudanças motoras, sensoriais e cognitivas em crianças com Paralisia Cerebral (PC) espástica diparética submetidas a intervenção físioterapêutica distintas pelas abordagens Kabat ou Bobath. Seis crianças com PC espástica diparética, de ambos os sexos, de 6 a 8 anos, sem crises convulsivas, QI acima de 60, já realizavam fisioterapia continuaram sendo assistidas pela mesma abordagem. Foram avaliadas através das escalas de avaliação do tono muscular, atividades funcionais estáticas e dinâmicas, teste somatossensorial e escala de inteligência Stanford-Binet IV. Então divididas em 2 grupos de 3 crianças cada - grupo Kabat e Grupo Bobath, foram tratadas por 3 meses, após o qual as mesmas foram reavaliadas e os resultados comparados. 3 crianças normais na mesma faixa etária formaram o grupo controle.Os resultados referentes as avaliações do tono muscular mostram que não ocorreu aumento do tono após ambas as intervenções fisioterapêuticas. Esta manutenção dos graus iniciais do tono muscular na avaliação final contraria idéias de aumento do tono muscular em decorrência da aplicação do método Kabat. Os resultados das atividades funcionais mostram melhora significativa no desempenho das
crianças do grupo Kabat e manutenção do desempenho para o grupo Bobath (exceto em uma criança tratada através deste último método). Os resultados do teste de limiar espacial (somatossensorial) mostram melhoras estatísticas significantes no indicador, no abdome inferior e no pé apenas para as crianças tratadas pelo método Kabat. O teste erro de localização (sensório-motor), revelou melhoras significativas na palma da mão e no abdome inferior no grupo Kabat, e na coxa para o grupo Bobath. Os resultados nos testes cognitivos mostram melhoras mais acentuadas no "bead memory", análise de padrões e memória para objetos para o grupo Bobath. Em conclusão, observamos que a ocorrência
de mudanças motoras e sensoriais foram mais evidentes no grupo Kabat e as cognitivas no grupo Bobath.

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Biografia do Autor

  • Cristina Santos Cardoso de Sá, Instituto Municipal de Educação Superior de São Caetano do Sul
    Professora do Instituto Municipal de Educação Superior de São Caetano do Sul - IMES, doutoranda em Neurociências e Comportamento - USP.
  • Flávia Heloísa dos Santos
    Doutora em Psicobiologia - UNIFESP.
  • Gilberto Fernando Xavier, Universidade de São Paulo / Instituto de Biociências
    Professor Doutor Livre-Docente do Instituto de Biociências - USP.

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Publicado

2004-06-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mudanças motoras, sensorials e cognitivas em crianças com paralisia cerebral espastica diparetica submetidas a intervenção físioterapêutica pelas abordagens Kabat ou Bobath. (2004). Fisioterapia E Pesquisa, 11(1), 56-65. https://doi.org/10.1590/fpusp.v11i1.77045