As funções do controle postural durante a postura ereta

Autores

  • Luis Mochizuki Universidade de São Paulo / Faculdade de Educação Física e Esportes
  • Alberto Carlos Amadio Universidade de São Paulo / Faculdade de Educação Física e Esportes

DOI:

https://doi.org/10.1590/fpusp.v10i1.77416

Palavras-chave:

postura, manipulação da coluna, literatura de revisão, equilíbrio/fisiologia, sistema sensorial, atividade motora/fisiologia.

Resumo

O controle postural é o controle do arranjo dos segmentos corporais baseado em informações dos sistemas visual, vestibular e somatossensorial. Acredita-se que o nível de importância das informações sensoriais seja modulável e redundante. O conjunto de informações sensoriais cria um quadro de referências. O quadro de referências controla os parâmetros do controle postural, como o equilíbrio, em relação à atração gravitacional. O controle da postural se baseia no monitoramento da representação interna da postura, o esquema corporal, que é uma representação geométrica do corpo humano, uma representação cinética do corpo, principalmente das forças aplicadas no apoio e uma representação da orientação do corpo em relação à gravidade. As funções do controle postural são suporte, estabilidade e equilíbrio. O objetivo desta revisão de literatura foi discutir os principais aspectos biomecânicos e de controle motor que estão associados aos sistemas sensoriais no controle da postura ereta. A separação anatômica dos sistemas sensoriais envolvidos com o controle postural e a degradação significativa das informações sensoriais, quando fechamos os olhos ou permanecemos em superfícies móveis ou macias sugerem que o sistema nervoso tem a habilidade de mudar discretamente a fonte principal de informação sensorial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luis Mochizuki, Universidade de São Paulo / Faculdade de Educação Física e Esportes
    Doutor em Educação Física.
  • Alberto Carlos Amadio, Universidade de São Paulo / Faculdade de Educação Física e Esportes
    Livre Docente e Doutor em Ciência do Esporte.

Downloads

Publicado

2003-06-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

As funções do controle postural durante a postura ereta. (2003). Fisioterapia E Pesquisa, 10(1), 7-15. https://doi.org/10.1590/fpusp.v10i1.77416