Satisfação dos pacientes atendidos no estágio curricular de fisioterapia na comunidade

Autores

  • Vanessa Lôbo de Carvalho FAL
  • Diêgo Magalhães Cavalcante FAL
  • Luana Priscila Donato dos Santos FAL
  • Milena Damasceno Pereira FAL

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1809-29502013000400005

Resumo

A inserção do fisioterapeuta na atenção básica é uma realidade que necessita de avaliação, no que se refere à satisfação dos usuários nos serviços de saúde. Os questionários tornam-se instrumentos auxiliadores e contribuem para o conhecimento sobre a relevância do serviço de Fisioterapia, no contexto da saúde pública, para o planejamento e a avaliação dos serviços prestados à população. O objetivo deste trabalho foi mensurar a satisfação dos pacientes atendidos no estágio curricular de Fisioterapia na Comunidade, em um dos 50 bairros do município de Maceió (AL). Para isso, foi realizado um estudo descritivo, transversal e quantitativo, com uma amostra de 15 pacientes, onde foi utilizada - como instrumento de coleta - uma adaptação do questionário "Instrumento para aferir a satisfação do paciente com a assistência fisioterapêutica na rede pública de saúde". Para análise estatística, foi realizado o teste de normalidade de Shapiro-Wilk, complementado pelo teste não paramétrico de Friedman - na comparação das dimensões - e, em seguida, o teste não paramétrico de Wilcoxon, para verificar entre quais dimensões as diferenças foram significativas. As informações obtidas nesta pesquisa demonstraram um alto nível de satisfação geral e foi observada a diferença significativa entre os domínios relação terapeuta/paciente e satisfação; higiene e satisfação; acesso e satisfação (p<0,05). Por meio da análise realizada, foi possível constatar que os pacientes, em sua maior parte, mostraram-se satisfeitos com o serviço oferecido.

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Publicado

2023-02-08

Edição

Seção

Pesquisas Originais

Como Citar

Satisfação dos pacientes atendidos no estágio curricular de fisioterapia na comunidade . (2023). Fisioterapia E Pesquisa, 20(4), 330-335. https://doi.org/10.1590/S1809-29502013000400005