Habilidades comunicativas: o verbal e o não-verbal na prática fisioterapêutica

Autores

  • Shiley Aparecida Fabris de Souza Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.1590/fpusp.v9i1.78472

Resumo

O presente estudo visa observar e interpretar as habilidades comunicativas verbais e não-verbais dos alunos de Fisioterapia durante o tratamento físioterapêutico. Pretendeu-se desvelar a comunicação, presente no cotidiano desses alunos, e buscar aquilo que se mostrou
possível de ser desvelado. O trabalho estruturou-se a partir das descrições dos alunos sobre as Habilidades Comunicativas em Fisioterapia graças às observações dessas descrições no decorrer do tratamento
físioterapêutico. Os discursos e a análise possibilitaram conhecer os significados e os sentidos que direcionam a comunicação, mostrando sua vivência nesse processo. Evidenciaram-se, nesse contexto, a relação
interpessoal, a linguagem verbal e nãoverbal, a pesquisa durante a avaliação e o tratamento. As Habilidades Comunicativas mostraram uma trajetória que propicia ao aluno comunicar-se através de sua vivência
na situação do cotidiano escolar. Com base na explicitação dessa habilidade, realizou-se uma reflexão que trouxe alguns subsídios para repensar o comunicar e o aprender fisioterapia.

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Biografia do Autor

  • Shiley Aparecida Fabris de Souza, Universidade Estadual de Londrina
    Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2002-06-30

Edição

Seção

Teses / Dissertações

Como Citar

Habilidades comunicativas: o verbal e o não-verbal na prática fisioterapêutica. (2002). Fisioterapia E Pesquisa, 9(1), 36-36. https://doi.org/10.1590/fpusp.v9i1.78472