Habilidades comunicativas: o verbal e o não-verbal na prática fisioterapêutica
DOI:
https://doi.org/10.1590/fpusp.v9i1.78472Resumo
O presente estudo visa observar e interpretar as habilidades comunicativas verbais e não-verbais dos alunos de Fisioterapia durante o tratamento físioterapêutico. Pretendeu-se desvelar a comunicação, presente no cotidiano desses alunos, e buscar aquilo que se mostroupossível de ser desvelado. O trabalho estruturou-se a partir das descrições dos alunos sobre as Habilidades Comunicativas em Fisioterapia graças às observações dessas descrições no decorrer do tratamento
físioterapêutico. Os discursos e a análise possibilitaram conhecer os significados e os sentidos que direcionam a comunicação, mostrando sua vivência nesse processo. Evidenciaram-se, nesse contexto, a relação
interpessoal, a linguagem verbal e nãoverbal, a pesquisa durante a avaliação e o tratamento. As Habilidades Comunicativas mostraram uma trajetória que propicia ao aluno comunicar-se através de sua vivência
na situação do cotidiano escolar. Com base na explicitação dessa habilidade, realizou-se uma reflexão que trouxe alguns subsídios para repensar o comunicar e o aprender fisioterapia.
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Publicado
2002-06-30
Edição
Seção
Teses / Dissertações
Como Citar
Habilidades comunicativas: o verbal e o não-verbal na prática fisioterapêutica. (2002). Fisioterapia E Pesquisa, 9(1), 36-36. https://doi.org/10.1590/fpusp.v9i1.78472