Negligência unilateral: implicações no processo de reabilitação

Autores

  • Cleuza Braga da Silva Universidade de Guarulhos
  • Juliana Braga da Silva

DOI:

https://doi.org/10.1590/fpusp.v7i1-2.78952

Palavras-chave:

Transtornos de percepção, Reabilitação, Traumatismos cerebrais, Fisioterapia, Métodos, Acidente Cerebrovascular

Resumo

A Negligência Unilateral é frequentemente observada em lesões do hemisfério cerebral não dominante, e a lesão afeta a área espacial e de esquema corporal, causando prejuízos de percepção. O paciente falha em responder a eventos que ocorrem no espaço contralateral a lesão cerebral e em reconhecer segmentos do seu hemicorpo comprometido, existindo um déficit em torno da atenção. A principal etiologia é o acidente vascular cerebral, com lesão na região tempor-parietal do hemisfério cerebral direito. Este distúrbio pode persistir como um prejuízo crônico durante meses e anos ou não desaparecer, o que implica em um prognóstico funcional limitado, principalmente nas atividades de vida diária e marcha. Requer um diagnóstico precoce e um intensivo programa de reabilitação pela equipe interdisciplinar, visando estimular a atenção e o uso funcional do hemicorpo comprometido. Durante o estudo, observou-se que as principais implicações para o insucesso da reabilitação estão relacionados ao prejuízo na atenção, à falha espontânea do paciente em atender estímulos do lado negligente, à falta de iniciativa, de colaboração e à necessidade de estímulos constantes da equipe. Apresenta-se um caso ilustrativo de negligência moderada em decorrência de um acidente vascular cerebral isquêmico após dois anos de lesão, acompanhado na Associação de Assistência a Criança Deficiente (AACD), a partir de janeiro de 1994.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cleuza Braga da Silva, Universidade de Guarulhos
    Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS). Especialista em Fisioterapia neurológica e Supervisora da residência pela Clínica de trauma Crâio Encefálico e Hemiplegia na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD-SP). Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade de Guarulhos.
  • Juliana Braga da Silva
    Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS).

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Negligência unilateral: implicações no processo de reabilitação. (2001). Fisioterapia E Pesquisa, 7(1-2), 16-24. https://doi.org/10.1590/fpusp.v7i1-2.78952