Inclusão de crianças com paralisa cerebral em escola de ensino fundamental

Autores

  • Geovana Sôffa Rézio Universidade Católica de Goiás
  • Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.590/1809-2950/428210114

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a inclusão de crianças com paralisia cerebral em escolas de ensino fundamental. A amostra foi composta por 31 crianças, entre 1 e 11 anos, com média de 5 anos e 2 meses, oriundas de 2 centros de reabilitação e seus respectivos responsáveis e professores. Quanto à funcionalidade, 71% são nível I do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS), 51,6% são diplégicas e 58,1% tiveram paralisia cerebral durante a fase pré-natal. Quanto à classificação econômica, 54,8% das famílias das crianças pertenciam à classe C. Foram aplicadas: ficha de avaliação neurológica, avaliação motora grossa utilizando o GMFCS, avaliação socioeconômica com o Critério de Classificação Econômica Brasil. A função escolar foi avaliada utilizando o School Function Assessement. Os resultados revelaram que essas crianças realizam suas atividades em todos os aspectos da participação escolar, porém necessitam de uma supervisão constante, uma assistência moderada e uma adaptação mínima. Esses resultados podem ser úteis para uma melhor adaptação do meio escolar, melhor direcionamento das assistências fornecidas e planejamento das intervenções clínicas com essas crianças.

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Publicado

2014-03-01

Edição

Seção

Pesquisas Originais

Como Citar

Inclusão de crianças com paralisa cerebral em escola de ensino fundamental . (2014). Fisioterapia E Pesquisa, 21(1), 40-46. https://doi.org/10.590/1809-2950/428210114