A influência da escolaridade no desempenho e no aprendizado de tarefas motoras: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.590/1809-2950/43521032014Resumo
Muitos estudos têm mostrado o impacto da escolaridade na cognição e motricidade. Porém, ainda poucos estudos na área de Fisioterapia e Comportamento Motor consideram a escolaridade da amostra. Este trabalho visou descrever evidências sobre a influência da escolaridade no comportamento motor (e suas repercussões na avaliação fisioterapêutica) e na aprendizagem motora (e suas repercussões no tratamento fisioterapêutico). Um levantamento de 1998 a 2013 buscou periódicos nacionais e internacionais nas bases de dados SciELO, MEDLINE e LILACS, com os descritores: escolaridade, nível educacional, controle motor, comportamento motor, desempenho motor e aprendizagem motora. Foram localizados 60 estudos. Desses, 28 foram selecionados por atenderem aos critérios de inclusão: (1) investigar o efeito da escolaridade sobre o desempenho motor; (2) estar em português ou inglês; e (3) estar disponível no Brasil. A revisão mostrou que a escolaridade dos pacientes deve ser considerada pelos fisioterapeutas em situações experimentais e clínicas, pois diversos estudos mostraram sua influência na avaliação e no tratamento de jovens e idosos.Downloads
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Publicado
2014-09-01
Edição
Seção
Revisão de Literatura
Como Citar
A influência da escolaridade no desempenho e no aprendizado de tarefas motoras: uma revisão de literatura . (2014). Fisioterapia E Pesquisa, 21(3), 297-304. https://doi.org/10.590/1809-2950/43521032014