Ruptura e reencontros entre cartografia e arte e seus desdobramentos na educação geográfica contemporânea

  • Gisele Girardi Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: cartografia geográfica, arte, educação geográfica

Resumo

A incorporação parcial de conhecimentos cartográficos no âmbito da cultura geográfica escolar brasileira promoveu um enrijecimento nas formas de se produzir geografia com mapas. Uma das possibilidades de entendimento da cartografia e dos mapas tem sido considerada a única possível, o que está na origem do forte caráter prescritivo que assumiu o conteúdo cartográfico no âmbito escolar. Serão analisados elementos da origem e disseminação de uma estética utilitária para os mapas que sustenta o referido enrijecimento, bem como serão apresentadas algumas discussões atuais sobre cartografia e arte que possam contribuir com o necessário repensar da cartografia na educação geográfica contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Girardi, Universidade Federal do Espírito Santo
Professora da Universidade Federal do Espírito Santo
Publicado
2018-01-15
Como Citar
Girardi, G. (2018). Ruptura e reencontros entre cartografia e arte e seus desdobramentos na educação geográfica contemporânea. Revista Geografia, Literatura E Arte, 1(1), 171-184. https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2018.140271
Seção
Artigos