Cartografia poética dos escritores modernistas em belo horizonte – MG: quando arte, literatura e vida se encontram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2020.172029

Palavras-chave:

Roteiro turístico-literário, Modernistas, Cartografia poética

Resumo

Propomos um roteiro turístico literário pela Belo Horizonte- MG do início do século XX, por meio das vivências dos escritores modernistas da cidade. Hoje, estesencontram-se retratados por meio de estátuas localizadas no centro da metrópole, demarcando um território poético, vivido e expresso em suas lembranças e obras literárias. Esse percurso aqui sugerido foi traçado pelos passos desses escritores, na figura de Carlos Drummond de Andrade, Roberto Drummond, Henriqueta Lisboa, entre outros. Sinta-se convidado a segui-los.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriana Lacerda de Brito, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutoranda em Geografia pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa Produção do Espaço. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, linha de pesquisa Produção do espaço rural e urbano, e mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnologica de Minas Gerais, linha de pesquisa Literatura, cultura e tecnologia. É especialista em Estudos Ambientais pela Puc Minas. Pesquisa aproximações entre Geografia e Literatura a partir das relações entre o espaço geográfico e o espaço literário sob a perspectiva da criação. É professora de Geografia da Educação Básica e foi coordenadora de projetos em Educação Ambiental pela Fundação de Parques de Belo Horizonte. alacerdab@hotmail.com

  • Rosália Caldas Sanábio de Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnólogica de Minas Gerais

    Guia de Turismo pelo SENAC-MG, possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especialização em Geografia Humana pela PUC-MG, mestrado em Didáctica de La Geografía pelo Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona, ISPEJV, Cuba. Atualmente é professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Geografia com ênfase em ensino e produção de material pedagógico de geografia, e Geografia Aplicada ao Turismo. É sócia correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri (Teófilo Otoni - MG).

  • Viviane Moreira Maciel, Instituto Coração de Jesus - ICJ – MG

    Possui graduação em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2000), especialização em Estudos Ambientais pela Universidade Católica de Brasília(2014) e especialização em Estudos Ambientais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2005). 

Referências

ANDRADE, Luciana Teixeira de. A Belo Horizonte dos modernistas. Representações ambivalentes da cidade moderna. Belo Horizonte, PUC Minas: C/Arte, 2004.

ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. Mitologia da Mineiridade. São Paulo, Editora Brasiliense, 1990.

BENJAMIN, Walter. Discursos Interrumpidos I – filosofia del arte y de La história. Aguiar, Altea,Taurus, Alfaguara, S.A. de Ediciones, Buenos Aires, 1989.

BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. 2ªed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BUENO, Antônio Sérgio. Belo Horizonte dos Modernistas: década de 20. Belo Horizonte, UFMG, 1982.

CERTEAU, Michel de. A invenção do Cotidiano. Petrópolis, Editora Vozes Ltda, 1998.

DIAS, Fernando Correia. O movimento modernista em Minas. Uma Interpretação sociológica. Brasília, Ed. Universidade de Brasília, 1971.

DRUMMOND, Roberto. Hilda Furacão. São Paulo, Sisciliano, 1991.

COLLOT, Michel. Poética e Filosofia da Paisagem. Rio de Janeiro. Ed. Oficina Raquel, 2013.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. São Paulo. N- 1 Edições, 2018a.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro/São Paulo, Paz e Terra, 2018b.

DIDI HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. 2ªed. São Paulo, Ed. 34. 2011.

FREIRE, Cristina. Além dos Mapas: os monumentos no imaginário urbano contemporâneo. São Paulo, SESC, Anablume,1997.

GASTAL, Susana. Lugar de memória: por uma aproximação teórica ao patrimônio local. In: GASTAL, Susana (org). Turismo: investigação e crítica. São Paulo. Contexto, 2002.

LEFEBVRE, Henri. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo, Ed. Ática,1991.

LISBOA, Henriqueta. Belo Horizonte bem querer. Belo Horizonte, Editora Eddal, 1972.

NAVA, Pedro. Beira-mar. São Paulo, ateliê editorial. Giordano, 2003.

MOREIRA, Ruy. Da região à rede e ao lugar: a nova realidade e o novo olhar geográfico sobre o mundo. Etc, espaço, tempo e crítica - Revista Eletrônica de Ciências Humanas e Sociais e outras coisas. (UFF), n° 1(3), v.1 (p. 55-70), 2007.

SANTOS, Roselys Izabel Correa dos. Conhecimento, Conscientização e Preservação de Patrimônio Cultural para a prática do Turismo. Revista Turismo Visão e Ação. (Universidade do Vale do Itajaí - SC), Ano 4. n. 8, 2001.

TUAN, Yi Fu. Espaço e Lugar. São Paulo. Difel, 1983.

Downloads

Publicado

2020-11-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cartografia poética dos escritores modernistas em belo horizonte – MG: quando arte, literatura e vida se encontram. (2020). Revista Geografia Literatura E Arte, 2(2), 31-48. https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2020.172029