“O Cidadão do Mundo”

uma resenha sobre o documentário que ilustra a vida de Josué de Castro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2021.188444

Palavras-chave:

Ditadura, Pensamento crítico, Resistência intelectual, Josué de Castro

Resumo

Os livros a Geografia da Fome e a Geopolítica da Fome são duas obras onde Josué de Castro expõe o pior mal que pode atingir uma sociedade, a fome. Para além do caráter científico esses dois livros também podem ser considerados dois canais de denúncias contra políticos e governantes que promovem a flagelo de milhares de pessoas tanto no Brasil ou em qualquer outra parte do planeta. Entretanto, este texto não será um resumo dedicado a essas obras, mas, um relato mais completo sobre a atuação de Josué de Castro enquanto médico, geógrafo, político, diplomata, baseado no documentário Josué de Castro: cidadão do mundo (1994). Assim como a maioria dos intelectuais brasileiros Josué de Castro foi forçado a deixar o Brasil no período da ditadura militar no país. Mas, a sua força intelectual continua até hoje ultrapassando as barreiras geográficas; agora, de forma livre.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sebastião Pinheiro Gonçalves Cerqueira Neto, Instituto Federal da Bahia

    Professor de Geografia no Instituto Federal da Bahia/Campus Porto Seguro. Licenciado em Geografia (UNITINS, 1996), Mestre em Geografia, com ênfase em Análise e Planejamento Sócioambiental (UFU, 2001) Doutor em Geografia, com ênfase em Análise Regional (UFS, 2009). Pós-Doutorado em Antropologia / Estudo de Quilombola (UFBA, 2014). Pós-doutorado (Bolsa-Capes) no Centro de Estudos Sociais na Universidade de Coimbra em Portugal (2015). Atualmente líder do Grupo de Pesquisa OBSERVATÓRIO MILTON SANTOS NO EXTREMO SUL DA BAHIA (IFBA/CNPQ). Professor e atual Coordenador Institucional no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais IFBA/UFSB.

  • Leonardo Thompson da Silva, Instituto Federal da Bahia

    Doutor em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2013-2018). Bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no
Exterior (PDSE/CAPES) na Universidade de Coimbra, Portugal (2015-2016). Bolsa Doutorado FAPESB (2013-2017). Mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz/Universidade Federal da Bahia (2006). Bacharel Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001). Professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA - Campus Porto Seguro em regime de Dedicação Exclusiva. Membro do Grupo de Pesquisa Observatório Milton Santos - OBMS, certificado pelo IFBA/CNPq. Atual tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes, voltado para comunidades tradicionais indígenas - Bolsista FNDE/MEC. Vice coordenador do curso de Especialização Lato Sensu em Ciência e Tecnologia Ambiental. Tem experiência na área de Geografia, Turismo, Educação e Desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: instituições de ensino e desenvolvimento regional; geoprocessamento e padrões locacionais; análise de transformações socioambientais no espaço local e regional; e planejamento, gestão e manejo de impactos ambientais, sociais e culturais do Turismo.

  • José André Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

    Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia. Promove pesquisa nas áreas de Filosofia Antiga, Filosofia Intercultural, Ética e Filosofia Política. Atualmente é professor de Filosofia com Dedicação Exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, no Campus de Porto Seguro.

Referências

JOSUÉ DE CASTRO: cidadão do mundo. Direção de Silvio Tendler. Produção de Adolfo Lachtermacher. Documentário. Rio de Janeiro: UERJ VÍDEO, 1994. VHS (52 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fQrwW1sjHyI. Acessado em 30 de outubro 2013.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

“O Cidadão do Mundo”: uma resenha sobre o documentário que ilustra a vida de Josué de Castro. (2021). Revista Geografia Literatura E Arte, 3(2), 198-208. https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2021.188444