Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Normas para submissão de manuscritos

A Geousp – Espaço e Tempo é uma revista acadêmica na área de geografia, com as seguintes normas de publicação:

 

1 Todos os trabalhos devem ser inéditos e não podem estar submetidos a outro periódico aguardando avaliação.

1.1 São aceitas submissões em português ou espanhol.

1.2 Os manuscritos devem ter três resumos: em português e inglês obrigatoriamente e o terceiro em espanhol ou francês. Sendo o manuscrito em espanhol, os resumos serão, nesta ordem, em espanhol, em português e em inglês.

1.3 Todas as custas do processo editorial tais como recepção, avaliação, normalização, diagramação e marcação XML são custeados pelo Programa de Pós-graduação em Geografia Humana (PPGH) da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas e por verbas concedidas pelo Portal de Revistas da USP, ambos da Universidade de São Paulo.

 

2 O artigo submetido pode ter um ou dois autores.

2.1 Um autor só pode voltar a submeter manuscritos à Geousp depois de transcorrido ao menos um ano de sua última publicação.

2.2 Quando houver dois autores, deve-se indicar a contribuição de cada um na elaboração do artigo com utilização de dois critérios mínimos de autoria:a. Qual foi a participação de cada um na discussão dos resultados; b. Qual foi a participação na revisão e aprovação da versão final do trabalho
Essas informações devem constar no final do manuscrito, após as referências, do seguinte modo:
AUTOR 1:
AUTOR 2:

 

3 Para a avaliação cega por pares, o manuscrito não pode conter o nome dos autores.

3.1 Quando houver referência ao próprio autor, deve-se substituir seu sobrenome pela palavra “Autor”.

3.2 Figuras, tabelas, mapas, quadros e outras ilustrações não podem trazer o nome do(s) autor(es), mas apenas (Autor, ano).

 

4 Cabe aos editores julgar se o manuscrito é inédito e alinhado ao escopo da revista:

4.1 Artigo – texto inédito que seja resultado de pesquisa, e não de monografia de conclusão de graduação, projeto de qualquer natureza ou nota de pesquisa de campo. A submissão seguirá para a avaliação cega por pares na medida em que o texto traga contribuição teórica ou material analítico inédito, e não apenas materiais empíricos novos. Máximo de 8.000 palavras em até 25 páginas, incluindo resumos e referências bibliográficas; cada resumo pode ter até 150 palavras e de 3 a 5 palavras-chave.

4.2 Notas de pesquisa de campo – sistematização de dados ou informações inéditas colhidas em campo. Máximo de 8.000 palavras em até 25 páginas, incluindo resumos e referências bibliográficas; cada resumo pode ter até 150 palavras e de 3 a 5 palavras-chave. 

4.3 Resenhas – necessariamente de textos clássicos ou de referência da geografia. A revista somente publica resenhas críticas e não são aceitas resenhas de organização de capítulos. O tamanho máximo é de 4.000 palavras. 

4.4 Cartografias, imagens e outras expressões gráficas – mapas, gráficos e outras figuras de que se descrevem a metodologia ou o modo da criação (softwares, técnicas etc.) (máximo 1.200 palavras). 

4.5 Dossiê temático – pode ser proposição de grupos de pesquisa ou por abertura de chamada pública com tema definido pela editoria da revista. A submissão de dossiês é conduzida da mesma maneira que as demais. Os manuscritos só são considerados e aceitos por seu mérito acadêmico, independentemente de qualquer influência pessoal. A submissão deve ter sido discutida anteriormente com o editor para justificar sua pertinência, pelo endereço eletrônico revistageousp@gmail.com ou ricardomendes@usp.br.

Observações sobre a submissão de dossiês:
A submissão deve ser discutida com o editor para justificar sua pertinência ao escopo da revista e sua originalidade (sobretudo levando em conta os dossiês publicados recentemente).
O Dossiê terá no máximo cinco artigos, além da introdução, que deve ser feita pelo organizador. Um critério importante para o aceite da proposta é a diversidade institucional dos autores, que devem ter pesquisa na área temática.
A avaliação dos artigos do Dossiês é conduzida da mesma maneira que a dos demais: avaliação por pares cegos.
O proponente do Dossiê será o organizador e trabalhará conjuntamente com o editor da revista, elegendo pareceristas em comum acordo.

 

5 Apresentação do manuscrito

  • em Word
  • folha A4
  • margens: 2,5 cm
  • fonte: Times New Roman, corpo 12
  • entrelinhas de 1,5 cm (sem recuo e sem espaçamento)
  • sem número de página
  • título em caixa alta e baixa: apenas a primeira palavra e os nomes próprios começam com letra maiúscula

 

6 Citações

6.1 Todas as citações devem dar o sobrenome do autor e o ano da publicação.

6.2 Citações literais devem dar também o número da(s) página(s) onde ocorrem.

6.2.1 Citações literais de até 3 linhas: no corpo do parágrafo, entre aspas e sem itálico.

6.2.2 Citações literais com mais de 3 linhas: com recuo à esquerda de 4 cm, em corpo 11, entrelinha simples, sem aspas e sem itálico.

 

7 Referências

Livro

SOBRENOME, I. N. A. [Iniciais do Nome do Autor]. Título do livro. Cidade da publicação: Editora, ano.

Capítulo de livro

SOBRENOME, A. C. [Autor do Capítulo]. Título do capítulo. In: SOBRENOME, O. L. [Organizador do Livro] (Org.). Título do livro. Cidade de publicação: Editora, ano. p. XX-YY [intervalo do capítulo].

Artigo de periódico

SOBRENOME, I. N. A. Título do artigo. Título do periódico, Cidade, volume, número, páginas (inicial e final), ano.

Tese/dissertação/monografia

SOBRENOME, I. N. A. Título: subtítulo. Tese/Dissertação/Monografia (Doutorado/Mestrado/Graduação em [Área de Conhecimento]) – Instituto/Faculdade, Universidade, Cidade, ano.

 

8 Itálico: palavras de origem estrangeira e destaques no texto. (Evitar negrito e sublinhado.)

 

9 Ilustrações, quadros, tabelas, mapas, gráficos e fotos devem ser coerentes com o texto, ter resolução mínima de 300 dpi e estar no corpo do texto, perto do ponto onde são citadas.

9.1 O título deve estar acima (e não dentro) da figura, e a fonte, logo abaixo (e não dentro).

 

10 O arquivo não pode ter caixas de texto. (Títulos e fontes de figuras devem estar no corpo do texto.)

 

11 Preenchimento dos metadados

Os metadados da submissão devem estar correta e completamente preenchidos, evitando que o manuscrito seja imediatamente recusado. Destacamos que, sem o preenchimento completo e correto dos metadados, os artigos não obtêm o DOI (Digital Object Identifier), e tais informações são da responsabilidade exclusiva dos autores, conforme consta em “Deveres dos autores”.

Como preencher os metadados da submissão:

11.1 seção: selecionar “Artigos” (outras opções precisam ser acordadas previamente com o editor)

11.2 idioma da submissão: selecionar o idioma do manuscrito

11.3 prefixo: não preencher

11.4 título: inserir o prefixo, o título e o subtítulo

11.5 subtítulo: não preencher

11.6 resumo: ao clicar no campo de preenchimento do resumo, imediatamente aparecerão na tela os outros campos para inserir as outras línguas, abaixo do resumo principal. Preencher:

11.6.1 Em português (obrigatório)

11.6.2 Em inglês (obrigatório)

11.6.5 Em espanhol ou francês (conforme a língua do resumo)

11.6.6 Cada resumo deve ser inserido no campo reservado para sua respectiva língua, e todas estão indicadas no formulário de metadados.

11.6.7 Não serão aceitos resumos em língua estrangeira vertidos por tradutores automáticos.

11.7 lista de coautores (se houver). Para preencher essas informações, deve-se clicar na seta ao lado do(s) nome(s) do(s) autor(es) e, em seguida, em “Editar” e preencher os campos que aparecerão na tela. São obrigatórios:

  • nome completo
  • e-mail
  • país
  • ORCID
  • instituição/afiliação (por extenso e sem siglas)
  • resumo da biografia (máximo 3 linhas da caixa de texto)

11.8 imagem de capa: não preencher

11.9 idiomas: em cada linha, digitar por extenso a respectiva língua. “Português”, na linha reservada para português; “Inglês” na reservada para inglês etc., de acordo com a língua adotada no manuscrito e nos resumos.

11.10 palavras-chave: Inserir as respectivas palavras-chave em cada resumo das três línguas.

nota: Ao clicar no campo de preenchimento das palavras-chave, os outros campos para inserir as outras línguas imediatamente aparecerão na tela. É preciso inseri-las uma a uma, clicando em “Enter” ou “Return” a cada palavra inserida (se forem coladas todas juntas de uma só vez, o sistema as entenderá como uma única palavra-chave).

11.11 agência de fomento: quando houver agência de fomento, inserir seu nome por extenso, inclusive em outras línguas, e dar o número do processo.

11.12 referências: inserir todas as referências citadas no artigo nesse campo do formulário.

nota: Eventuais referências não citadas serão retiradas do artigo aceito na fase de edição.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. (Se estiver, deve-se justificá-lo em “Comentários ao editor”)
  • Foi selecionada a seção “Artigos” para esta submissão
  • A submissão não é de anais de eventos ou monografia de fim de curso (e tampouco seus capítulos)
  • O arquivo da submissão está em Word
  • URLs para as referências foram informadas quando possível
  • O texto obedece aos padrões gráficos indicados nos itens de 5 a 10 das Diretrizes para Autores
  • Para submeter um manuscrito a uma seção com avaliação cega, foram substituídos os nomes de todas as autorreferências pelo termo “Autor” (inclusive mapas, quadros e tabelas), conforme as instruções do item 3 das “Diretrizes para Autores”
  • O(s) autor(es) deve(m) ser docente(s) de instituição de ensino superior, ou pesquisador(es) de instituto de pesquisa, ou ter vínculo passado (que resultou em obtenção de título) ou atual a programa de pós-graduação
  • Todos os metadados serão inseridos nas três línguas previstas nesta submissão (etapa "3.Dados da submissão"), observando estritamente as instruções do item 11 das “Diretrizes para Autores” (“Preenchimento dos metadados”)
  • Serão informados a instituição (universidade ou instituto de pesquisa) e o resumo da biografia (duas a três linhas no respectivo campo)
  • O numero ORCID será informado (etapa "3.Dados da submissão")
  • O texto pode ter um ou dois autores; neste caso, cada um deve indicar claramente sua participação no artigo, conforme o tem 2.2 das Diretrizes para autores.
  • As imagens (se houver) foram submetidas tanto no arquivo word quanto separadamente em arquivos .jpg com resolução mínima de 300 dpi.
  • Seguindo parâmetros que norteiam periódicos indexados na plataforma Scielo, os artigos aceitos para publicação terão obrigatoriamente que ser traduzidos para o inglês. As custas para a tradução ficam a cargo do autor.
  • O manuscrito deve possuir chamadas no corpo do texto para as imagens e tabelas presentes.

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