O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. (Se estiver, deve-se justificá-lo em "Comentários ao editor".)
  • O arquivo da submissão está em Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto obedece aos padrões gráficos indicados nos itens de 5 a 10 das Diretrizes para Autores.
  • Para submeter um manuscrito a uma seção com avaliação cega, sigam-se as instruções do item 3 de Diretrizes para Autores.
  • O(s) autor(es) deve(m) ser docente(s) de instituição de ensino superior ou pesquisador(es) de instituto de pesquisa ou ter vínculo passado ou atual a programa de pós-graduação.
  • Todos os metadados foram inseridos nas três línguas que compõem a submissão
  • O numero ORCID foi informado
  • Foi informado a Instituição (universidade ou o instituto de pesquisa) e o resumo da biografia (duas a três linhas)
  • A submissão tem no máximo dois autores

Diretrizes para Autores

Normas para submissão de manuscritos

A Geousp – Espaço e Tempo é uma revista acadêmica na área de geografia com as seguintes normas de publicação:

 

1 Todos os trabalhos devem ser inéditos e não podem estar submetidos a outro periódico aguardando avaliação.

1.1 São aceitas submissões em português ou espanhol.

1.2 Os manuscritos devem ter três resumos: em português e inglês obrigatoriamente e o terceiro em espanhol ou francês.

 

2 O artigo submetido pode ter um ou dois autores.

2.1 Um autor só pode voltar a publicar na Geousp depois de transcorrido ao menos um ano de sua última publicação.

 

3 Para a avaliação cega por pares, o manuscrito não pode conter o nome dos autores.

3.1 Quando houver referência ao próprio autor, usa-se a forma (Autor, ano).

3.2 Figuras, tabelas, mapas, quadros e outras ilustrações não podem trazer o nome do(s) autor(es), mas apenas (Autor, ano).

 

4 Cabe aos editores julgar se o manuscrito é inédito e alinhado ao escopo da revista:

4.1 Artigo – texto inédito que seja resultado de pesquisa, e não de monografia de conclusão de graduação, projeto de qualquer natureza ou nota de pesquisa de campo. Máximo de 8.000 palavras em até 25 páginas, incluindo resumos e referências bibliográficas; cada resumo pode ter até 150 palavras e de 3 a 5 palavras-chave;

4.2 Notas de pesquisa de campo – sistematização de dados ou informações inéditas colhidas em campo. Máximo de 8.000 palavras em até 25 páginas, incluindo resumos e referências bibliográficas; cada resumo pode ter até 150 palavras e de 3 a 5 palavras-chave;

4.3 Resenhas – necessariamente sobre textos clássicos ou de referência da geografia (máximo 1.200 palavras);

4.4 Cartografias, imagens e outras expressões gráficas – mapas, gráficos e outras figuras de que se descrevem a metodologia ou o modo da criação (softwares, técnicas etc.) (máximo 1.200 palavras).

4.5 As demais seções da plataforma podem ser discutidas com o editor, pelo endereço eletrônico ricardomendes@usp.br

 

5 Apresentação do manuscrito

  • em Word
  • folha A4
  • margens: 2,5 cm
  • fonte: Times New Roman, corpo 12
  • entrelinhas de 1,5 cm (sem recuo e sem espaçamento)
  • sem número de página
  • título em caixa alta e baixa: apenas a primeira palavra e os nomes próprios começam com letra maiúscula

 

6 Citações

6.1 Todas as citações devem dar o sobrenome do autor e o ano da publicação.

6.2 Citações literais devem dar também o número da(s) página(s) onde ocorrem.

6.2.1 Citações literais de até 3 linhas: no corpo do parágrafo, entre aspas e sem itálico.

6.2.2 Citações literais com mais de 3 linhas: com recuo à esquerda de 4 cm,  em corpo 11, entrelinha simples, sem aspas e sem itálico.

 

7 Referências

Livro

SOBRENOME, I. N. A. [Iniciais do Nome do Autor]. Título do livro. Cidade da publicação: Editora, ano.

Capítulo de livro

SOBRENOME, A. C. [Autor do Capítulo]. Título do capítulo. In: SOBRENOME, O. L. [Organizador do Livro] (Org.). Título do livro. Cidade de publicação: Editora, ano. p. XX-YY [intervalo do capítulo].

Artigo de periódico

SOBRENOME, I. N. A. Título do artigo. Título do periódico, Cidade, volume, número, páginas (inicial e final), ano.

Tese/dissertação/monografia

SOBRENOME, I. N. A. Título: subtítulo. Tese/Dissertação/Monografia (Doutorado/Mestrado/Graduação em [Área de Conhecimento]) – Instituto/Faculdade, Universidade, Cidade, ano.

 

8 Itálico: palavras de origem estrangeira e destaques no texto. (Evitar negrito e sublinhado.)

 

9 Ilustrações, quadros, tabelas, mapas, gráficos e fotos devem ser coerentes com o texto, ter resolução mínima de 300 dpi e estar no corpo do texto, perto do ponto onde são citadas.

9.1 O título deve estar acima (e não dentro) da figura, e a fonte, logo abaixo (e não dentro).

 

10 O arquivo não pode ter caixas de texto. (Títulos e fontes de figuras devem estar no corpo do texto.)

 

11 Preenchimento dos metadados

Os metadados devem estar correta e completamente preenchidos, evitando que o manuscrito seja imediatamente recusado.

Devem estar preenchidos:

Seção

 

Idioma da submissão

 

Título: título e subtítulo devem estar nesse item (não preencher “Prefixo” e nem “Subtítulo”)

 

Resumo:

1) em português (obrigatório)

2) em Inglês (obrigatório)

3) em espanhol ou francês

Cada resumo deve ser colado no campo reservado para a língua corresponde, e todas estão indicadas no formulário de metadados.

Não serão aceitos resumos em língua estrangeira vertidos por tradutores automáticos.

 

Lista de coautores (se houver). Caso contrário constará o nome do autor nessa lista, manter como está.

 

Idiomas: em cada linha, digitar por extenso a respectiva língua. “Português”, na linha reservada para português; “Inglês” na linha do formulário reservada para o inglês, etc.

 

Palavras-chave:

Inserir as respectivas palavras-chave em cada resumo das três línguas.

Nota: é preciso inserir as palavras-chave uma a uma, clicando em “Enter” ou “Return” a cada palavra inserida.

 

Agência de fomento (se houver).

 

Referências

Inserir todas as referências do artigo nesse campo do formulário.

Nota: inserir apenas as referências citadas. (Se houver referências não citadas, elas serão retiradas do artigo aceito na fase de edição.)

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.