Redescobrindo o espaço geográfico através da técnica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.1998.123253Palavras-chave:
técnica, espaço, história do presenteResumo
Este artigo pretende discutir a técnica enquanto expressáo das relações entre o Homem e o espaço por ele ocupado, por ele transformado. Buscando nos aproximar de uma visão geográfica das ações do Homem sobre a Natureza, tentam os entender a construção do "presente" e sua configuração nos tempos atuais.
Downloads
Referências
ELLUL, Jacques. Latechnique ou l'en jeu du siécle. Paris: Librairie Armand Colin, 1954.
FEL, André. "La géographie etles tech niqued' In; flisto ire des Techniques. Paris: Encyclopédie de la Pléiade, 1978.
GILLE, B ertrand, flisto ire d e s T echniques. Paris: Encyclopédie de la Pléiade, 1978.
HARVEY, David. "La pratique de la géographie hum aine: théorie et spécificité em pirique dans le passage du fordism e à l'accum ulation flexible". In: Cahiers d e G éographie du Q uébec. 32(87):291-301. 1988.
HARVEY, David. A C ondição Fós-M oderna. São Paulo: Edições Loyola. 1992.
HEIDEGGER, Martin. "La question de la technique" In: E ssais e t C onférences. Paris: Gallimard, 1954.
LEVY, Pierre. A s Tecnologias da Inteligência. O futuro do p en sa m en to na era da inform ática. Rio de Janeiro: Editora 34 -A ssociada a Editora Nova Fronteira S.A., 1993 ( l ã ed ição em francês, 1990).
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. 2- edição. São Paulo: Editora Hucitec, 1991.
SANTOS, Milton. "A aceleração contem poránea: tempo mundo e espaço mundo" In: O Movo Mapa do Mundo. Fim de Século e Globalização. São Paulo: Editora Hucitec - ANPUR, 1993.
SILVEIRA, Maria Laura. "Totalidade e fragmentação: o espaço global, o lugar e a questão metodológica, um exemplo argentino" In: O Novo Mapa do Mundo. Fim de Século e Globalização. São Paulo: Editora Hucitec ANPUR, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1998 Delfina Trinca Fighera
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).