Migração e cotidiano
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.1998.123283Palavras-chave:
migração, cotidiano, reprodução socialResumo
O artigo discute a relação entre a migração populacional para os grandes centros urbanos e a redefinição do processo de acumulação do capital, partindo de uma abordagem geográfica do cotidiano. Nossa preocupação é tentar compreender a realidade social cotidiana, marcada por rupturas e perdas que acabam afetando os laços (familiares, de vizinhança etc.) do migrante.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Maria de Fátima Infante. "Os cem últimos anos na História da cidade e a formação da Grande São Paulo" In: SÃO PAULO. Governo do Estado. Fundação Sistem a Estadual de Análise de Dados. São Faulo n o lim iar do sécu lo XXL São Paulo: SEADE, 1992. v.6.
ARAÚJO, Maria de Fátima Infante & PACHECO, Carlos Américo. "A trajetória econômica e demográfica da metrópole nas décadas de 70-80" In: São Paulo. G overno do Estado. Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados. São Paulo no limiar do século XXI. São Paulo: SEADE, 1992. v.6.
ARAÚJO FILHO, J. R. "A população paulistana" In: AZEVEDO, Aroldo de (coord.). A cidade d e São Paulo: estudos de geografia urbana. São Paulo: Companhia Editora Macional, 1958. v.II.
CEBRAP. "O primeiro ano do governo Fernando Henrique Cardoso debate com José Roberto Mendonça de Barros, Luiz Gonzaga Belluzzo, Francisco de Oliveira, Sérgio A branches e José Arthur Giannotti" fio vos E studos CEBRAP, São Paulo, n.44, mar. 1996.
EVELYN, Suzana Sochaczew ski. "Movas tecnologias para que?" Travessia, São Paulo: Centro de Estudos Migratórios, ano VII, n. 18, jan./abr. 1994.
FREHSE, Fraya et al. "O estranho do sonho: entre o imediato e o possível" In: MARTINS, José de Souza (org). (Des)figurações: a vida cotidiana no imaginário onírico da m etró p o le. São Paulo: Hucitec, 1996.
GAUDEMAR, Je an Paul de. M obilité du Travail e t accum ulation du capital. Paris: Maspero, 1976.
KURZ, Robert. O colapso da modernização: da derrocada do socialismo de caserna à crise da economia mundial. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
LEFEBVRE, Menri. Idéias contem porâneas (entrevistas do Le Monde). São Paulo: Ática, 1989. p. 131-137.
LEFEBVRE, Menri. A vida cotidiana n o m un d o m oderno. São Paulo: Ática, 1991.
MAGNANI, José Guilherm e Cantor. "O lazer da população de origem m igrante na m etrópole" In: Travessia, São Paulo: Centro de E studos Migratórios, ano III, n.7, maio/ago. 1990.
MARTINE, George. Processos recentes da concentração e desconcentração urbana no Brasil determinantes e implicações. Brasília: Instituto Sociedade, População e Natureza, 1992.
MARTINS, Jo sé de Souza. A im igração e a crise do Brasil agrário. São Paulo: Pioneira, 1973.
MARTINS, José de Souza. "O vôo das andorinhas: migrações temporárias no Brasil" In: Pião há terra para plantar neste verâo: o cerco das terras indígenas e das terras de trabalho no renascimento político do campo. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1988.
OLIVEIRA, Francisco de. "A produção dos homens: notas sobre a reprodução da população sob o capital" In: A economia da dependência im perfeita. Rio de Janeiro: Graal, 1977.
OLIVEIRA, Francisco de. Elegia para uma re(li)gião: SUDENE, Nordeste. P lanejam ento e conflitos d e classes. 3.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
OLIVEIRA, Francisco de. A econom ia brasileira: crítica à razão dualista. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
SÃO PAULO. Governo do Estado. Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados. O novo retrato de São Paulo: avaliação dos primeiros resultados do censo demográfico de 1991. São Paulo: SEADE, 1992.
SILVA, Maria Aparecida de Moraes. Como "expulsar o camponês do proletário" Travessia, São Paulo, ano III, n.8, Centro de Estudos Migratórios, se t./dez. 1990.
VIEIRA, Maria Antonieta da Costa et al. População de rua: quem é, como vive, como é vista. São Paulo: Hucitec/Prefeitura Municipal de São Paulo, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1998 Maria de Fátima Almeida Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).