Assentamentos urbanos e reestruturação metropolitana: o caso de Belém

Autores

  • Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Geografia. Universidade Federal do Pará. Departamento de Geografia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.1999.123318

Palavras-chave:

assentamentos urbanos, forma metropolitana, reestruturação, territorialidades, Belém

Resumo

O presente trabalho analisa a reestruturação atual do espaço metropolitano de Belém (Pará), tendo em vista os assentamentos residenciais populares existentes na chamada Área de Expansão Metropolitana. Considerando o espaço com o produto, condição e meio de reprodução das relações sociais, trabalha-se com a noção de desconcentraçáo, para se mostrar que a forma urbana compacta, característica do primeiro momento do processo de metropolizaçáo considerado, cede lugar a uma forma metropolitana dispersa, que reafirma a primazia da metrópole belenense no contexto da Amazônia Oriental e que é fruto de processos sócio-espaciais que com binam elementos da ação (coligações de agentes locais) e da estrutura (determinações gerais). Destacam-se, então, os papéis dos agentes produtores do urbano e suas redes de articulação política com o elementos definidores da atual conformação do espaço, bem com o as territorialidades urbanas, vistas com o condição e meio para a realização das estratégias sócio-espaciais que definem a tensão e a trama de relações sociais que têm lugar no espaço metropolitano

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Geografia. Universidade Federal do Pará. Departamento de Geografia

    Prof. do Depto. de Geografia - UFPa

Referências

ALMEIDA, Roberto Schm idt de. "Alternativas da promoção imobiliária em grandes centros urbanos: o exemplo do Rio de Janeiro". In: VALLADARES, Licia do Prado (Org.) Repensando a habitação no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 1983. p. 169-99 (Col. Debates Urbanos, 3).

BECKER, Bertha K. Amazônia. São Paulo: Ática, 1990. (Série Princípios).

CAMPOS JR., Carlos Teixeira de. O capitalism o se apropria do espaço-, a construção civil em Vitória (ES). São Paulo, 1993. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

CORRÊA, Roberto L. A rede urbana. São Paulo: Ática, 1989. (Série Princípios).

GOTTDIENER, Mark. A produção so cial do espaço urbano. São Paulo: Edusp, 1993.

HARVEY, David. A justiça social e a cidade. São Paulo: Hucitec, 1980.

HARVEY, David. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.

LAVINAS, Lena; RIBEIRO, Luiz César. Terra e capital na urbanização do campo e da cidade. In: PIQUET, Rosélia.; RIBEIRO, Ana Clara. Brasil, território da desigualdade-, descaminhos da modernização. Rio de Janeiro: Zahar, 1991. p. 69-84.

LEFEBVRE, Henri. La notion de totalité dans les scie n ces so ciales. Cahiers ínternatio naux de Sociologie, París, v. XVIII, p.55-77, jan./juin 1955.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Moraes, 1991.

LENCIONI, Sandra. Reestruturação: uma noção fundam ental para o estudo das transformações e dinâmicas metropolitanas. In: 6o Encuentro de Geógrafos de América Latina - territorios en redefinicion. Actas... Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, Instituto de Geografía, 1997 (CD- ROM).

MARX, Karl. C on tribuição à crítica da econom ia política. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1983. (Col. Novas Direções).

MARX, Karl. Manuscritos económico-filosóficos. Lisboa: Edições 70 , 1993. (Col. Textos Filosóficos, 22).

MESQUITA, Zilá. Do território à consciência territorial. In: MESQUITA, Zilá; BRANDÁO, Carlos R. (Orgs.). Territorios do cotidiano, uma introdução a novos olhares e experiências. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1995. p.76-92.

MOREIRA, Eidorfe. Belém e sua expressão geográfica. In: PARÁ. Obras reunidas de Eidorfe Moreira. Belém: Cejup, 1989. v. 1.

MOURA, Rosa et alii. Territorialidades em movimento. In: ULTRAMARI, Clovis; MOURA, Rosa (Orgs.) Metrópole, Grande Curitiba-, teoria e prática. Curitiba: IPARDES, 1994. p. 113-20.

PEREIRA, Paulo César X. A produção imobiliária e a lógica rentista na construção da cidade. Separata do: 2 o Encontro nacional da APÍPUR. Nova Friburgo: ANPUR, 1987.

RIBEIRO, Luiz César. Dos cortiços aos condomínios fechados-, as formas de produção da moradia na cidade do Rio de Janeiro . Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.

RODRIGUES, Eliene J. Banidos da cidade, unidos na condição. o conjunto Cidade Nova como um espelho da segregação social em Belém. Belém, 1988. Dissertação (Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará.

SANTOS, Milton. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985. (Col. Espaços).

SANTOS, Milton. O espa ço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987 (Col. Espaços).

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. São Paulo: Hucitec, 1988. (Col. Geografia: Teoria e Realidade, 16).

SANTOS, Milton. Por uma econom ia política da cidade'. o caso de São Paulo. São Paulo: Educ, 1994. (Col. Estudos Urbanos, 6).

SEABRA, Odette C. de L. Os m eandros dos rios nos meandros do poder. Tietê e Pinheiros - valorização dos rios e das várzeas na cidade de São Paulo. São Paulo, 1987 Tese (Doutorado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

SOUZA, Maria Adélia. A iden tidade da metrópole'. a verticalização em São Paulo. São Paulo: Hucitec, 1994.

TRINDADE JR., Saint-Clair C. Cidadania e (re)produção do espaço urbano de Belém. In: D'INCAO, Maria Ângela; SILVEIRA, Isolda M. da (Orgs.). A Am azônia e a crise da m odernização. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 1994. p. 271-77.

TRINDADE JR. Produção do espaço e uso do solo urbano em Belém. Belém: NAEA/UFPa, 1997.

Downloads

Publicado

1998-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TRINDADE JÚNIOR, Saint-Clair Cordeiro da. Assentamentos urbanos e reestruturação metropolitana: o caso de Belém. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 2, n. 2, p. 39–52, 1998. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.1999.123318. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/123318.. Acesso em: 19 abr. 2024.