Consumismo e geração de resíduos sólidos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.1999.123360Palavras-chave:
Resíduos sólidos, consumismo, necessidades, neoliberalismo, descarte, impactos ambientaisResumo
Desde os tempos mais primitivos, o homem produz resíduos sob diferentes formas, oriundos da açáo de apropria ção da natureza para satisfazer suas necessidades. Com o avanço científico e técnico, os resíduos se diversificam e se tornam mais complexos na sua composição. O advento do capitalismo impõe novas necessidades, incentivando o consumo de objetos. Boa parte da humanidade entrou numa verdadeira febre consumista. Esse paper discute a criação de novas necessidades no modelo neoliberal, que empurra o consumidor a adquirir bens e serviços desnecessários, elaborados para ter curta duração ou descartáveis. Assim, o empresariado reproduz seus capitais, mas agride os sistemas ambientais com os objetos transformados em lixo. Sugere-se, aqui, a revisão dos padrões de consumo e o manejo dos resíduos de formas mais condizentes com os requerimentos ambientaisDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-08-24
Como Citar
BERRÍOS, M. R. Consumismo e geração de resíduos sólidos. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 3, n. 2, p. 17-28, 2006. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.1999.123360. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/123360. Acesso em: 21 maio. 2022.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).