A produção espacial do comércio e dos serviços nas periferias urbanas: um estudo de caso em Salvador

Autores

  • Jânio Laurentino Santos Universidade do Porto
  • Angelo Serpa Universidade Federal da Bahia. Departamento de Geografia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2000.123481

Palavras-chave:

Centralidades de com ércio e serviços, periferia urbana, núcleos consolidados, núcleos instáveis, espaços artificiais, espaços de relações solidificadas

Resumo

O artigo discute a produçào espacial do comercio e dos serviços nas periferias urbanas, a partir de estudos de caso em Salvador, Bahia. A formação de centralidades e o perfil dos consumidores representam enfoquesn específicos do presente trabalho, onde são discutidos também a acessibilidade dos núcleos e sua hierarquização. A teoria dos dois circuitos da economia urbana, de Milton Santos, é um referencial conceituai importante para a análise, que busca também introduzir novos conceitos/noções, relacionados com a formação de centralidades de comércio e de serviços nas periferias urbanas, com o "núcleos consolidados" versus "núcleos instáveis" e "espaços de relações artificiais" versus "espaços de relações solidificadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jânio Laurentino Santos, Universidade do Porto

    Geógrafo, graduado pela Universidade Federal da Bahia, Pesquisador do Projeto Espaço Livre de Pesquisa-Açáo, bolsista de apoio técnico do CNPq.

  • Angelo Serpa, Universidade Federal da Bahia. Departamento de Geografia

    Professor adjunto doutor do Departamento e Mestrado de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal da Bahia

Referências

A TARDE. Andar a pé é o segundo meio de deslocamento em Salvador. Local, p.5, 6/8/99.

AUGÊ, M. nào-Lugares. Introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas. Papirus, 1994.

AMADO, J. Bahia de Todos os Santos. Salvador: Editora Record, 1974.

BRADFORD, M. G. & RENT, W. A. G eografia Hum ana: Teorias e suas A plicações Lisboa: Gradiva, 1987.

BATISTA, M. S. P erfil s ó cio -e co n õ m ico espacial do bairro da Liberdade: Uma análise comparativa das Avenidas Peixe e Lima e Silva. Monografia de Bacharelado. Salvador: UFBA, 1999.

CARLOS, A. F. A. A (Re)produçào do Espaço Urbano. São Paulo: Edusp, 1994.

CORRÊA, R. L. O Espaço Urbano. São Paulo: Editora Ática, 1989.

CORRÊA, R. L. T ra je tó ria s G eográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil 1997.

FREITAS, N. M. R. de Calçada a Estação e o Bairro. In: B oletim Baiano de G eografia Vol. 8 ano IV V e VI. Salvador: Laboratório de Geomorfologia e Estudos Regionais/ AGB/UFBA, 1965.

HARVEY, D. C ondição Fós-Moderna. São Paulo: Loyola, 1992.

MORRIS, R. M. S ociologia Urbana. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972.

OLIVEIRA, C. L. de & SARMENTO, W. M. Plataforma, subúrbio Industrial da cidade de Salvador- In: Boletim Baiano de Geografia Vol. 8 ano IV V e VI. Salvador: Laboratório de Geomorfologia e Estudos Regionais/ AGB/UFBA, 1965.

ROCHEFORT, M. Redes e Sistem as: Ensinam ento Sobre o Urbano e a Região. São Paulo: Hucitec, 1998.

SANTOS, J. & SERPA, A. Análise do Frocesso de Centralização e D escentralização das A tividades C om erciais e de Serviços: Os Exemplos de Plataforma e Ribeira. Salvador: PIBIC - CNPq/UFBA, 1998 (Relatório de Pesquisa).

SANTOS, J. & SERPA, A. Os Dois C ircuitos da Econom ia na Periferia de Salvador: Os casos da Calçada e Liberdade. Salvador: PIBIC - CNPq/UFBA, 1999 (Relatório de Pesquisa).

SANTOS, M. O Espaço D iv id id o : Os Dois Circuitos da Economia dos Países Subdesenvolvidos. Rio de Janeiro: F. Alves, 1979.

SANTOS, M. O Espaço do Cidadão. Sáo Paulo: Nobel, 1987.

SANTOS, M. Pobreza Urbana 2 a ecL São Paulo: Hucitec, 1979.

SERPA, A. Urbana Baianidade, Baiana Urbanidade. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 1998.

VASCONCELOS, P. A. "Le Travail Informei Urbain: Une Évaluation de la Littérature" In: Revue Canadienne d'É tudes du Développem ent. Ottawa: Éditions de L'Université d'Ottawa, 1985, vol VI, n. 1, p. 87-124.

VILASSANTE, T. Metodologia dos Conjuntos de Ação. In; Anais do VI C oloquio sobre Poder Local. NPGA-UFBA: Salvador, 1996.

Downloads

Publicado

2000-12-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A produção espacial do comércio e dos serviços nas periferias urbanas: um estudo de caso em Salvador. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 4, n. 2, p. 45–65, 2000. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2000.123481. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/123481.. Acesso em: 29 mar. 2024.