A proliferação do "gosto global" no Brasil

Autores

  • Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza Universidade Estadual Paulista. Departamento de Geografia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2000.123482

Palavras-chave:

Comércio, consumo, espaço urbano, fast food, sistema de franquia

Resumo

Assiste-se cada vez mais à entrada de grandes redes de comércio integradas ao sistema de franquias no território brasileiro, o fast food tem se destacado pelo seu adiantado estágio de evoluçào no sentido de formatação e padronização das operações. O fast food é um sistem a capaz de criar imagens e códigos decifráveis por grupos, sugerindo e encadeando comportamentos, provocando de certa forma uma homogeneização do gosto em nível mundial. O horário dedicado às refeições é escasso e o fast food entra nessa conjuntura de um "novo tempo" no urbano. Essas alterações nas relações de produção nâo se dáo bruscamente, ao contrário, são reproduzidas através de inovações graduais e de maneira sutil, somente quando atingem um grau de amadurecimento é que essas mesmas relações perm item as mudanças. O fast food é um sistema de massa que atinge um mercado maior, passando por cima de costumes e tradições. O papel da mídia é muito importante nesse processo pois invade o cotidiano, num jogo de símbolos e signos, com significados pré-determinados. É pelo "lugar" que o "mundial" é empíricamente percebido. Nessa dinâmica, a homogeneização e a diferenciação ocorrem paralelamente

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Biografia do Autor

  • Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza, Universidade Estadual Paulista. Departamento de Geografia

    Profa. do Depto. de Geografia IGCE UNESP Rio Claro - SP

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Publicado

2000-12-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ORTIGOZA, Silvia Aparecida Guarnieri. A proliferação do "gosto global" no Brasil. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 4, n. 2, p. 67–76, 2000. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2000.123482. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/123482.. Acesso em: 16 abr. 2024.