O comercio e os serviços varejistas: principais agentes e sua inserção urbana

  • Heliana Comin Vargas Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Departamento de Projeto no Grupo de Disciplinas de Planejamento Urbano e Regional
Palavras-chave: Comércio varejista, políticas urbanas, shopping centers, ambulantes, lojas de departamentos

Resumo

Este artigo discute a importancia da atividade comercial e de serviços varejistas enquanto atividade econômica e social, e a atuação dos diversos agentes varejistas na sua relação com a cidade. Explicita os conflitos entre os diversos agentes, anunciando o panorama atual das grandes cidades, tendo com o referência a cidade de São Paulo, diante de um crescimento excessivo da oferta varejista em relação à demanda. Finalmente, destaca pontos que merecem ser discutidos e rediscutidos para o estabelecimento de políticas urbanas capazes de controlar esta relação entre comércio e cidade em busca de melhores padrões de qualidade ambiental urbana

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Biografia do Autor

Heliana Comin Vargas, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Departamento de Projeto no Grupo de Disciplinas de Planejamento Urbano e Regional
Arquiteta e economista, Profa Dra. da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Depto. de Projeto no grupo de disciplinas de Planejamento Urbano e Regional
Publicado
2000-12-18
Como Citar
Vargas, H. (2000). O comercio e os serviços varejistas: principais agentes e sua inserção urbana. GEOUSP Espaço E Tempo (Online), (8), 77-87. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2000.123484
Edição
Seção
Artigos