Desempenho de registradores digitais de temperatura e umidade do ar em abrigo meteorológico padronizado - estudo comparativo preliminar visando uso em trabalhos de campo

Autores

  • Tàrik Rezende de Azevedo Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Frederico Luiz Funari Universidade de São Paulo. Instituto Astronômico e Geofísico

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2001.123618

Resumo

Neste trabalho é feita comparação da temperatura e da umidade relativa do ar obtida a partir de instrumentos minirregistradores digitais e dos instrumentos analógicos tradicionalmente empregados em observações meteorológicas. Todos estiveram submetidos à mesma condição ambiente de um abrigo meteorológico padrão durante um mês. Conclui-se que as séries obtidas apresentam atributos distintos e que, tomadas determinadas precauções, são compatíveis e comparáveis apenas para os valores médios diários, horários e/ou mensais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tàrik Rezende de Azevedo, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Geógrafo e professor. Colaborador do Laboratório de Climatologia e Biogeografia do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

  • Frederico Luiz Funari, Universidade de São Paulo. Instituto Astronômico e Geofísico

    Geógrafo. Técnico especializado da Estação Meteorológica da Água Funda do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo. Mestre pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

Referências

AZEVEDO, Tãrik Rezende de. Derivação antròpica do clima na Região Metropolitana de São Paulo abordada como função do ritmo semanal das atividades humanas. Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, desenvolvida no Laboratório de Climatologia e Biogeografia sob orientação do Prof. Dr. José Roberto lárifa, 2001.

IAG. Observações de Superfície Efetuadas na Estação M eteorológica. Vol.3, Departamento de Ciências Atmosféricas do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo, 1999.

ONSET. Stow Aw ay XTI User's Manual. ONSET Computer Corporation, Bourne, Massachusetts, 1996.

SANTOS, P. M. dos. O Serviço Meteorológico do Instituto Astronôm ico e Geofísico da Universidade de São Paulo. Observatório Astronôm ico de São Paulo, São Paulo, 1964.

TARIFA, José Roberto. Sobre um Programa de 'Climatologia Experim ental' na Região Metropolitana de São Paulo. In: Boletim Paulista de Geografia, n.52, Associação dos Geógrafos Brasileiros, São Paulo, 1976.

XAVIER, T. de M. B. S. et ai. Evolução da Precipitação Diária num Ambiente Urbano: o Caso da Cidade de São Paulo. In: Revista Brasileira de Meteorologia, vol.9(1), Sociedade Brasileira de Meteorologia, São Paulo, 1994.

Downloads

Publicado

2001-06-06

Edição

Seção

Notas de pesquisa de campo

Como Citar

AZEVEDO, Tàrik Rezende de; FUNARI, Frederico Luiz. Desempenho de registradores digitais de temperatura e umidade do ar em abrigo meteorológico padronizado - estudo comparativo preliminar visando uso em trabalhos de campo. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 5, n. 2, p. 147–164, 2001. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2001.123618. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/123618.. Acesso em: 24 abr. 2024.