O clima da Serra do Ibitipoca, sudeste de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2002.123649Palavras-chave:
Unidade de conservação, unidades climáticas, precipitação pluviométrica, temperaturas do ar, gradiente térmico, umidade relativa do ar, circulação do arResumo
Este artigo resulta de um estudo sobre o clima da área da Serra do Ibitipoca. A área da Serra corresponde ao Parque Estadual do Ibitipoca, situada entre a Serra da Mantiqueira e o Planalto de Andrelândia, no sudeste do Estado de Minas Gerais. São apresentados e discutidos dados de precipitação pluviométrica, temperaturas do ar, umidade relativa do ar e ventos. Também foram consideradas as observações provenientes de trabalhos de campo, realizados de forma intensiva e contínua. São apresentadas as características habituais do clima da Serra do Ibitipoca, representadas e sintetizadas em três unidades climáticas.
Downloads
Referências
AB'SÀBER, A.N. Espaços ocupados pela expansão dos clim as secos na Am érica do Sul, por ocasião dos períodos glaciais quaternários. R evista do Instituto de Geografia - Série Paleoclim as. n.3. São Paulo, USP, 1977.
CAMARGO, A.P. Clima do cerrado. In: Simpósio sobre o Cerrado. São Paulo. Eds.: Edgard Blücher/ EDUSP. pp.75-93, 1963.
CORREA NETO, A.V.; ANISIO, L.C.C; BRANDÃO, C.P. Um endocarste quartzítico na Serra do Ibitipoca, sudeste de Minas Gerais. In: VII Sim pósio de Geologia de Minas Gerais. Bol. n. 12: 83-6, 1993.
DNM - DEPARTAMENTO NACIONAL DE M ETEOROLOGIA. H orm ais C lim atológicas 1961- 1990. Brasília, Ministério da Agricultura e Reforma Agrária, Secretaria Nacional de Integração, 1992.
FONTES, M.A.L. Análise da com posição florística das florestas nebulares do Parque E stadual do Ibitipoca, M inas Gerais. Dissertação de Mestrado. Lavras, MG. Departamento de Ciências FIorestais/UFLA. p.50, 1997.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Carta do Brasil - Folha Bias Portes (mapa, escala 1:50.000) - SF.23-X-CVI-1. Belo Horizonte, 1976.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Carta do Brasil - Folha Barbacena (mapa, escala 1:250.000) -SF.23-X-C. Belo Horizonte, 1979.
IEF - INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS. Parque Florestal Estadual do Ibitipoca (apostila). Belo Horizonte. G overno do Estado de Minas Gerais, 1994.
IGA - INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS APLICADAS. Parque Estadual do Ibitipoca (mapa, escala 1:10.000). Belo Horizonte. Governo do Estado de Minas Gerais, 1986.
PIRES, F.R.S. Aspectos fitofisionómicos e vegetacionais do Parque Estadual do Ibitipoca, Minas Gerais, Brasil. In: Parque Estadual do Ibitipoca: Sem inário de Pesquisa. Juiz de Fora, MG. UFJF, 1996.
RODELA, L.G. Proposta de com partim entação ambiental para o Parque Estadual do Ibitipoca, MG. Trabalho de Graduação Individual em Geografia - Monografia. São Paulo. D ep artam en to de G eo grafia - FFLCH - U n iversid ad e de São Paulo/FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo, 1996.
RODELA, L.G. Vegetação e uso do solo - Parque Estadual do Ibitipoca, M inas G erais (mapa, escala 1:25.000). Governo do Estado de Minas Gerais/Secretaria do Meio Ambiente, 1998a.
RODELA, L.G. Cerrados de Altitude e Campos Rupestres da Serra do Ibitipoca, sudeste de Minas Gerais: distribuição e florística por fisionom ias de vegetação. Revista do Departam ento de G eografia, n.12. São Paulo. Universidade de São Paulo, 1998b.
RODELA, L.G. D istribuição de campos rupestres e cerrados de altitude na Serra do Ibitipoca, sudeste de M inas Gerais. Dissertação de Mestrado. São Paulo. Departamento de Geografia - FFLCH - USP/FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 205p., 2000a.
RODELA, L.G. Eisio n o m ias de vegetação campestres e arb u stivas da Serra do Ib itipoca, M inas Gerais, e fatores ambientais condicionantes de suas distribuições. III Sem ana da Biologia. São Paulo, USP, 2000b.
RODELA, L.G.; TARIFA, J.R. Aspectos topoclimáticos no Parque Estadual do Ibitipoca, Minas Gerais. III Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica. Salvador, UFBA, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2002 Luciana Graci Rodela, José Roberto Tarifa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).