Universidade Solidária: 0 Brasil Visto Por Dentro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2002.123779Palavras-chave:
Comunidade, Universidade Solidária, açãoResumo
Este artigo apresenta o resumo de um extenso relatório de trabalho de campo voluntário desenvolvido por uma equipe composta por dez alunos de diferentes unidades da USP, sob minha coordenação. O trabalho foi realizado entre os dias 09 e 31 de julho de 2002 no município de Traipu (AL) e esteve vinculado ao Programa Universidade Solidária, à Pró- Reitoria de Extensão e Cultura e a CECAE-USP (Coordenadoria de Extensão comunitária e Atividades Especiais). As etapas preparatórias do trabalho estão brevemente descritas, desde o processo de seleção e capacitação dos alunos, a concepção e elaboração das atividades desenvolvidas a partir de um diagnóstico feito por ocasião de uma viagem precursora ao Município, além da leitura dos relatórios das equipes que haviam ali atuado anteriormente. Este resumo apresenta, ainda de forma esquemática, todas as atividades desenvolvidas pela equipe junto à comunidade e algumas considerações finais a respeito do Programa Unisol.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. "Adolescer: compreender, atuar, acolher" In: Projeto Acolher Brasília: ABE, 2001.304p.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Projeto telesco/a - educação para a saúde: algumas informações para complementar seu trabalho de educação para saúde (caderno do professor). Rio de Janeiro: Citybank, Fundação Roberto Marinho, 1993.88p.
BRASIL. Projeto telescola - educação para a saúde: algumas informações que você precisa saber sobre saúde (caderno do aluno). Rio de Janeiro: Citybank, Fundação Roberto Marinho, 1993.88p.
BUENO, S. M. V=; GIORDANI, A. T (orgs). II Congresso de educação preventiva em sexualidade, DST-AIDS, drogas e violência nas escolas. In: Anais. Ribeirão Preto: 2001.43p.
CAMARGO, L. S. As hortaliças e seu cultivo. 2ed. Campinas: Fundação Cargill, 1984.
DIGA não ao desperdício. São Paulo: Secretaria de Agricultura e Abastecimento. 109p.
FAZENDA, I. C. A. (coord.) Práticas Interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1991.
FRITZEN, S.J. Exercícios práticos de dinâmica de grupo, vol.l e 2. 29ed. Petrópolis: Vozes, 2000.35p.
TORRES, J. G. M. Vivendo. Traipu. Traipu (AL): Edição do autor, 2000. 101p.
VILHENA, A.; D'ALMEIDA, M. L. O. (coord.). Lixo municipal: manual de gerenciamento integrado. 2ed. São Paulo: IPT/CEMPRE, 2000 (publicação IPT 2622).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2002 Luis Antonio Bittar Venturi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).